Depois de uma polêmica que durou cerca de quatro anos, o projeto da ciclovia da avenida Rio Branco, na Praia do Canto, em Vitória (ES) foi apresentado em audiência pública na noite desta terça-feira (9).
A proposta prevê uma ciclovia que terá aproximadamente 1 km de extensão e largura de três metros, estendendo-se da Ponte Ayrton Senna à avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), com tratamento paisagístico de canteiros e jardins.
Também estão garantidas a preservação das árvores e a manutenção das vagas de estacionamento, ponto central da briga entre moradores e comerciantes e a prefeitura. Eles defendiam que, com a implementação da ciclovia na faixa lateral da avenida, seriam perdidas cerca de 90 vagas.
Após esse grupo ter embargado a proposta inicial, a nova gestão da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) optou por transferir o canteiro para o meio da avenida, sem interferência direta no trânsito.
Diálogo
Segundo a prefeitura de Vitória, moradores e comerciantes da Praia do Canto e região participaram ativamente da elaboração deste novo projeto, contribuindo com sugestões e demandas.
O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Marcelo de Oliveira, destaca que a audiência pública é mais um momento de diálogo com a comunidade. “Por orientação do prefeito Lorenzo Pazolini, logo após a posse, assumimos o compromisso de estabelecer canais de diálogo com a comunidade. Desde então, moradores e comerciantes têm sido parceiros nessa construção coletiva. Esse é um projeto elaborado a muitas mãos”, afirma.
Participaram ativamente da audiência representantes das associações de moradores e de comerciantes da Praia do Canto, além de autoridades municipais.
Projeto no canteiro central manterá árvores e criará canteiros e jardins. Imagem: Reprodução/PMV
Piso drenante
Uma das previsões do projeto é a utilização de piso drenante no lugar das soleiras das árvores, o que conecta a ciclovia a elas. Trata-se de um piso poroso, formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas, que deixa a água escoar facilmente até o solo.
Esse piso amplia a área útil da ciclovia e, ao mesmo tempo, protege as raízes das áreas existentes. Esta é a primeira vez que a tecnologia do piso drenante será utilizado em uma ciclovia de Vitória.
Leia também:
Prefeito de Vitória (ES) extingue a Linha Verde, faixa exclusiva para ônibus
Vitória planeja ciclofaixas para a saída da pandemia
Suspensão de ciclovia gera polêmica em Vitória (ES)
Bicicleta para Futuros Possíveis: campanha começa em Vitória (ES)
Pesquisa com ciclistas quer saber quais melhores rotas na Grande Vitória