Em Paris, o número de novos ciclistas nas ciclofaixas temporárias, implementadas principalmente durante a pandemia, está aumentando a cada dia, em especial com a adesão de ciclistas mulheres. É o que mostra pesquisa feita em 12 pontos diferentes mostraram que seis em cada dez ciclistas eram novatos nas ruas.
Segundo o estudo, o percentual de mulheres pedalando aumentou de 36% para 41%, o que demonstra que elas são um contingente expressivo entre quem ganhou as ruas recentemente.
As faixas para bicicleta foram instaladas primeiramente em resposta a uma greve do transporte público no inverno passado, em dezembro de 2019; já no ano seguinte a rede foi ampliada como solução de transporte em meio à pandemia de coronavírus.
Vias permanentes
A maioria dos residentes da capital francesa é favorável às ciclovias e ciclofaixas temporárias, e essa aceitação pode servir para referendar ao governo de Anne Hidalgo a decisão de manter essa infraestrutura.
De fato, uma pesquisa encomendada pela Réseau Action Climat, realizada em agosto, mostrou que 62% dos residentes da Grande Paris preferem que as ciclovias temporárias se tornem permanentes.
Outro estudo recente, de organismo ligado ao governo, aponta um percentual ainda maior, de 87%, na capital, entre os que querem a continuidade das ciclovia. Os benefícios apontados por eles são a maior velocidade e fluidez do tráfego de bicicletas, além da maior sensação de segurança que proporcionam.
Veja um vídeo da Rua Rivoli, em julho de 2020
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