Uma empresa norte-americana especializada na construção de ônibus para transporte público, a New Flyer, lançou o modelo Xcelsior AV. O grande atrativo é a capacidade do veículo de se conduzir sozinho, sem necessidade de motorista. Ainda assim, são mantidos os comandos tradicionais, caso uma pessoa precise dirigi-lo.
Desde maio de 2019, um protótipo vem circulando em uma linha-piloto no estado de Connecticut (EUA) e, agora, a New Flyer anuncia que o ônibus está pronto para ser implementado comercialmente.
A programação computacional do sistema autônomo do ônibus ficou a cargo da Robotic Research. No sistema de automação do veículo (AutoDrive da Robot Research) essa empresa de tecnologia utilizou câmeras com sensores para coleta de dados, radares e GPS. Com tais recursos, criou um modelo 3D do ambiente ao redor do ônibus capaz de detectar outros veículos, pedestres e quaisquer objetos que porventura cruzem seu caminho.
O ônibus autônomo, com 12,5 m de comprimento, tem capacidade para trasnportar até 40 passageiros sentados, além de ter mais dois assentos para pessoas com necessidades especiais.
A montadora não revelou ainda os dados de performance do modelo autônomo, mas em sua linha de ônibus elétricos as opções de baterias variam entre 160 kWh até 466 kWh, provendo até 360 km de autonomia entre recargas.
Leia também:
Ônibus elétricos, uma opção viável para reduzir a poluição do ar
Como o carro autônomo vai "ouvir" uma sirene?
Empresa paranaense lança carro autônomo
Nova York começa a testar serviço de carros autônomos
Ônibus autônomo atropela pedestre em Viena
Testes com ônibus sem motoristas avançam no mundo