Xangai, na costa central da China, é a maior cidade do país e considerada um importante núcleo financeiro global. Também é a cidade com a maior rede de metrô do mundo. Ainda mais agora, com a inauguração em 23 de janeiro da Linha 15, que estabelece um eixo norte-sul com trens sem condutores.
A Linha 15 percorre 42,3 km do Parque Gucun, no distrito de Baoshan, até o Parque Zizhu Hi-Tech, em Minhang, e é atendida por 29 estações, seis das quais são interligações com outras linhas.
Após a inauguração da Linha 18, com 14,5 km, e a extensão de 10 km da Linha 10 em 26 de dezembro, a inauguração da Linha 15 leva a rede de metrô de Xangai a um comprimento total de 772 km e 459 estações.
Os maiores do mundo
A China agora abriga as cinco maiores redes de metrô do mundo, tendo ultrapassado cidades como Moscou, Nova York e Londres. O país asiático ostenta 13 dos 20 maiores metrôs, quase todos desenvolvidos no último quarto de século. Além de Xangai, destacam-se por exemplo grandes linhas de metrô em Pequim, Cantão, Shenzen e Guangzhou.
Os planos para a Linha 15 foram aprovados pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma em dezembro de 2010, embora a construção não tenha começado antes de 2017. A linha é operada por uma frota de 54 composições de seis carros, fabricadas pela CRRC.
Os serviços com composições que correm a 80 km/h operam inicialmente com intervalos de cinco minutos durante os horários de pico em dias úteis, e seis minutos em outros horários. Cada trem tem capacidade para até 1.860 passageiros.
Leia também:
Shangai tem 588 km de metrô e vai ter mais de 1.000 km até 2025
Metrô de Xangai passa a ser primeiro com mais de 500 km
"Bondes" chineses sem trilhos seriam alternativa para as cidades?
Na China, ferrovia centenária opera com trens de alta velocidade
China, Covid-19 e lições de mobilidade