Conhecida internacionalmente no segmento de ônibus urbanos e rodoviários, a Marcopolo anunciou o lançamento de seu primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), inicialmente para operação em uma rota turística na Serra Gaúcha. Conforme o texto divulgado pela empresa, o Prosper VLT será produzido pela Marcopolo Rail em Caxias do Sul (RS) e terá versões para atender também aos sistemas de transporte urbanos e intercidades.
A formatação apresentada em dezembro de 2020 destina-se à Giordani Turismo, que opera um trem turístico a vapor entre as cidades Bento Gonçalves e Garibaldi. A empresa planeja colocar o VLT em operação no segundo semestre de 2021.
O Prosper VLT foi desenvolvido para atender tanto a sistemas de trilhos já existentes - em bitola métrica, standard ou larga - como para novos sistemas de transportes, em áreas urbanas. Segundo a empresa, as propulsões podem ser a diesel, com baixa emissão ou híbrido (diesel ou GNV + elétrico). Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades, podendo transportar até 760 passageiros.
Segundo explicou o executivo Rodrigo Otávio Pikussa, em entrevista publicada em 2020, a Marcopolo quer ser uma provedora de soluções de mobilidade sustentável. "Estamos fazendo algumas incursões na área de light rail, estamos desenvolvendo um Veículo Leve sobre Pneus aqui para o Brasil, estamos participando da licitação do Aeromóvel que vai interligar os terminais do Aeroporto de Cumbica, e também trabalhamos com a perspectiva de desenvolver aplicativos para criar sistemas de mobilidade de forma integrada. Não podemos pensar em mobilidade somente com ônibus", resumiu o diretor da área de ônibus. Os resultado começam a aparecer...
Dados técnicos do Prosper VLT
• Altura interna: 2,38 m
• Largura interna: 2,70 m
• Plataforma de embarque: 1,10 m
• Posto para cadeirante: um em cada carro (0,8 m x 1,2 m);
• Número de portas: até 6 portas laterais de cada carro (1,75 m x 1,93 m);
• Saídas de emergência: 4
• Conformidade com normas internacionais
• Capacidade por composição de quatro carros:
Versão Urbana: 760 pessoas
Versão Intercidades: 280 pessoas
Veja um vídeo com a apresentação do Prosper VLT
Leia também:
"A troca de ar nos ônibus é suficiente para reduzir contágio"
BioSafe, da Marcopolo: para a evitar a Covid-19
S.J. dos Campos (SP) anuncia VLP elétrico para 2021
VLT da Baixada Santista firma contrato para segunda etapa