O Transmilenio de Bogotá anunciou na semana passada um contrato para o fornecimento de mais 1.002 ônibus elétricos, totalizando 1.472 veículos fornecidos pela fabricante chinesa BYD para a capital da Colômbia. A companhia venceu a licitação, que foi aberta a todas as tecnologias de ônibus de baixas emissões. Segundo nota divulgada pela fabricante, este é o maior pedido de ônibus elétricos a bateria fora da China. A produção será realizada pela BYD em parceria com a Superpolo (do grupo Marcopolo) e Busscar (do grupo Caio).
O objetivo é melhorar a qualidade do ar local e atender às reduções de emissões de carbono para controlar as mudanças climáticas, já que a Colômbia é signatária do Acordo de Paris e comprometeu-se a substituir 75% dos ônibus poluidores por veículos de baixas emissões. Segundo informações da Transmilenio, os novos ônibus reduzirão 83.433 toneladas de dióxido de carbono e de 9,63 toneladas de material particulado por ano em comparação com ônibus a diesel que atendem aos padrões Euro 5. Até o momento o sistema de ônibus de Bogotá contava com ônibus de motorização padrão Euro 2 ou Euro 3, muito mais poluentes.
O novo lote de ônibus está programado para ser entregue durante o ano de 2021 e no primeiro semestre de 2022, e será colocado em operação em 34 rotas de ônibus em cinco regiões da capital colombiana.
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