Socorro ao setor de transporte emperra no Palácio do Planalto

Carta do do Idec pede rapidez na sanção da lei que dá auxílio financeiro de R$ 4 bi. Documento foi enviado aos ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional

Notícias
 

Fonte: Idec  |  Autor: Idec  |  Postado em: 08 de dezembro de 2020

Ônibus circula em Curitiba durante a pandemia

Ônibus circula em Curitiba durante a pandemia

créditos: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou nesta terça-feira (8) aos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional uma carta (leia mais) em que sugere a sanção urgente do Projeto de Lei 3364/20, que dará um auxílio financeiro ao setor de transporte coletivo durante a pandemia.


O documento também destaca alguns pontos de atenção que a nova lei exigirá do Governo Federal ao ser executada. "A situação do setor de transportes é grave nas cidades brasileiras e novas ondas da pandemia já estão ocorrendo. É preciso garantir o quanto antes a oferta de transporte público para a população, inclusive às pessoas que trabalham em serviços essenciais", afirma Rafael Calabria, especialista de mobilidade do Idec.


O PL 3364/2020 é uma resposta do governo à proposta elaborada pelos empresários que atuam no serviço e estabelece um auxílio financeiro de R$ 4 bilhões para os municípios e estados manterem o transporte coletivo funcionando. Um dos pontos de alerta destacados na carta é a própria urgência de sanção da lei, já que o recurso está vinculado ao Decreto de Calamidade Pública e ao orçamento de 2020, e precisa, portanto, ser direcionado aos municípios ainda este ano.


Outra iniciativa importante a ser tomada é a exigência de que as cidades beneficiadas apresentem um plano de ação sobre a utilização do auxílio, e quais e como as contrapartidas previstas na futura lei serão executadas. "Caso não haja essa publicidade, a fiscalização do que foi feito só ocorrerá na finalização do prazo, que é dezembro de 2021, ou seja, sem tempo para corrigir qualquer falha de execução", ressalta Calabria. Além disso, o acesso ao auxílio irá gerar mudanças em contratos de concessão já em execução, causando impacto em órgãos administrativos de transportes e de trânsito das cidades.


"Assim, recomendamos que o Governo Federal não apresente propostas muito arriscadas ou específicas, que ignorem a diversidade de situações de cada localidade", completa. Outras sugestões importantes incluídas na carta indicam que as cidades não façam cortes ou redução abrupta no serviço de ônibus; que garantam a frota necessária para atender aos parâmetros sanitários; que as gratuidades não sejam suspensas; que garantam informação aos usuários sobre quaisquer mudanças no serviço; que adotem medidas protetivas para o trabalhadores do setor; e que ofereçam equipamentos de proteção e álcool em gel em veículos, terminais, estações de ônibus, metrô e trem.


"Também é preciso incentivar as cidades a promoverem a integração do transporte por ônibus com os modos ativos, como forma de reduzir a lotação dos veículos, como integração com bicicleta nos terminais e estações metroferroviárias, e uso de infraestrutura temporária", completa Calabria.


Leia também:
Pesquisas da USP vão avaliar os impactos da covid-19 na mobilidade
Brasileiro quer mobilidade limpa, mostra pesquisa
Senado aprova destinação de 10% de multas a obras de acessibilidade
Um milhão de franceses usaram subsídios para consertar bicicletas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário