A Siemens e a operadora ferroviária alemã Deutsche Bahn anunciaram seus planos para um trem movido a hidrogênio com capacidade para percorrer mais de 600 km e reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2).
As empresas disseram, em comunicado conjunto, que os testes do trem com motor a hidrogênio começarão em 2024, com duração de um ano. Inicialmente, o trem terá dois vagões, velocidade máxima de 160 km/h e pode ser recarregado em apenas 15 minutos.
Batizado de Mireo Plus H, o trem percorrerá três cidades do estado alemão de Baden-Württemberg, substituindo uma unidade convencional a diesel que circula na rota. De acordo com as empresas, o modelo movido a hidrogênio economizará cerca de 330 toneladas de CO2 por ano.
"As unidades de hidrogênio são uma forma avançada de propulsão livre de emissões, o que ajudará a descarbonizar o transporte ferroviário, uma contribuição significativa para atingir nossas metas climáticas", disse Michael Peter, CEO da Siemens Mobility, em comunicado.
A Deutsche Bahn opera cerca de 1.300 trens a diesel em serviço regional e cerca de 40% de sua rede ferroviária de 33 mil km ainda não foi eletrificada. A empresa planeja eliminar os trens a diesel de sua rede até 2050.
Trem a hidrogênio
O Mireo Plus H será alimentado por uma bateria e células de combustível que convertem hidrogênio e oxigênio em eletricidade. O trem terá uma autonomia de 600 km, mas a Siemens disse que também desenvolverá uma versão com três vagões e um alcance de 1.000 km.
"Seja alimentado por eletricidade ou hidrogênio, o fator decisivo é que a energia vem de fontes renováveis", disse o ministro dos transportes de Baden-Württemberg, Winfried Hermann, em um comunicado. "Este país quer ser um pioneiro em transporte ferroviário moderno e sustentável."
O hidrogênio é considerado uma fonte de energia promissora para redes ferroviárias há bastante tempo. A francesa Alstom testou um trem movido a hidrogênio no norte da Alemanha entre 2018 e 2020 e expandiu o serviço para algumas rotas na Áustria.
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