Sistema monitora distanciamento no transporte

Depois de Buenos Aires, Bogotá, Medellin, Quito e outras nove cidades equatorianas, tecnologia chega ao Brasil, via Curitiba

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Fonte: Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Prefeitura de Curitiba  |  Postado em: 23 de novembro de 2020

Imagem do sistema em estação de um BRT

Imagem do sistema em estação de um BRT

créditos: BID/Distancia2


A Prefeitura de Curitiba está usando recursos de inteligência artificial para monitorar o distanciamento social em tempo real em terminais de ônibus e estações-tubo. É mais uma medida adotada para o combate à Covid-19. O aplicativo Distância2 foi desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e disponibilizado sem custo ao município. A tecnologia está hospedada em um servidor no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, no Jardim Botânico da capital paranaense.


O Distância 2 coleta dados de dez câmeras localizadas em terminais e estações-tubo com grande demanda. A ferramenta utiliza imagens de câmeras de monitoramento e usa um algoritmo que identifica o distanciamento mínimo entre as pessoas e gera alertas caso o distanciamento de 2 metros seja descumprido.

 

 
Painel de controle do sistema, em Curitiba Imagem: Prefeitura de Curitiba

 

Como funciona
A parceria com o BID para o uso do aplicativo tem o suporte do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Urbanização de Curitiba (Urbs). para calcular o distanciamento, o aplicativo usa um algoritmo que processa as imagens, quadro a quadro, e que, após identificar as pessoas, calcula a distância entre elas. O aplicativo permite também o registro das informações em base de dados ou armazenamento na nuvem, a geração de indicadores e a formatação de mapas de calor para a avaliação dos horários de picos de movimento em polos de grande fluxo.


A ferramenta recebe o vídeo, processa as informações e entrega um conjunto de dados que podem ser visualizados. Nenhuma informação privada de indivíduos é utilizada, uma vez que nenhum traço particular ou característica única é analisado. As pessoas são detectadas anonimamente e a distância entre elas é estimada.


Alerta em caso de aglomeração
O sistema possui um painel de controle para fornecer dados úteis para a tomada de decisões. Em caso de aglomerações é possível emitir alertas para que as pessoas possam guardar distância segura entre si. O alerta para as pessoas chega através de mensagens enviadas aos Painéis de Mensagens instalados nos terminais e também com orientações realizadas pelos fiscais escalados nestes locais. O alerta é instantâneo, assim que identificada aglomeração, o operador do CCO envia mensagem para os painéis de mensagens e aciona o fiscal mais próximo para orientações. As câmeras monitoram 24 horas e a fiscalização tem turno de trabalho entre 6h e 24h.


“O Distância2 pode auxiliar a identificar, de maneira autônoma, locais onde haja grande demanda de passageiros e que necessitem de reforço nas linhas de ônibus que atendam estes locais. Dessa maneira, tem se apresentado como ferramenta acessória ao trabalho dos fiscais, direcionando-os para onde é necessário”, explica Clodoaldo Valentim, coordenador do CCO.

 

Relatório diário do Distancia2 em uso na cidade de Buenos Aires Imagem: Reprodução



Os dados coletados até agora mostraram que o distanciamento médio entre as pessoas nos locais avaliados está em 2,59 metros. O objetivo é que os testes sirvam para identificar as suas aplicações imediatas e futuras. "A intenção é ampliar o uso da Inteligência Artificial utilizando a infraestrutura instalada de câmeras no próprio transporte e também em parques e praças onde haja grande movimento", explica Ana Jayme, arquiteta e assessora de investimentos do Ippuc.

 

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