Dentro de duas semanas, segundo a Prefeitura de Florianópolis, deverão estar concluídos os 3,3 km de estrutura cicloviária implantada ao longo da Avenida Madre Benvenuta. Essa via é estratégica para quem pedala, pois além de interligar dois bairros - da Trindade e do Santa Mônica -, fica em uma região servida por dois campus universitários: UFSC e UDESC.
O trecho em ciclofaixa deve ser entregue nos próximos dias na Trindade. E também as obras de revitalização da avenida pelos lados do Santa Mônica - que já dispunha de ciclofaixa e ciclovia em pontos descontínuos - onde será finalizada a implantação de uma ciclovia central.
A ciclovia central, de 600 metros de extensão, inicia na altura do Angeloni e vai até próximo da Udesc, e foi projetada nos moldes da estrutura existente na Avenida Paulista, em São Paulo. Trata-se de uma ciclovia elevada e bidirecional, ou seja, fica acima do nível da via e conta com duas faixas em sentidos contrários.
Já a nova ciclofaixa, no lado direito da Madre Benvenuta, sentido Trindade-Santa Mônica, vai garantir maior conforto e segurança aos ciclistas que quiserem alcançar a ciclofaixa existente entre o Shopping Iguatemi e o Angeloni, após atravessarem a Avenida Professor Henrique da Silva Fontes.
A ciclovia central, que recebeu proteção lateral com guarda-corpo, além de iluminação cênica, também foi projetada de modo a manter as árvores do antigo canteiro da Avenida Madre Benvenuta, tendo, inclusive, recebido grelhas de proteção.
Ciclovia conta com iluminação cênica e árvores no canteiro central. Foto: Leonardo Sousa/PMF
Revitalização
As obras de revitalização da Avenida Madre Benvenuta, que abrange os bairros da Trindade e do Santa Mônica, iniciaram na segunda quinzena de janeiro, ao custo de R$ 5,2 milhões. Os trabalho incluem ainda a restauração do pavimento asfáltico e obras de drenagem, ambos já concluídos.
“A revitalização vai contribuir, e muito, para a mobilidade urbana, uma vez que é circuito de várias universidades e acesso à SC-404 (Rodovia Admar Gonzaga), que também é rota para as praias”, atesta o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.
Para o término dos serviços falta apenas a restauração do passeio (calçada), no trecho oposto à Udesc, e a sinalização viária, no lado da Trindade, diz a prefeitura, acrescentando que a restauração de passeios e meio-fios segue as normas de acessibilidade.
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