Ao entrar no metrô Nova York há uma boa chance de você usar trens e outros equipamentos fabricados no início do século 20. Mas o novo mapa que a MTA lançou nesta semana está absolutamente sintonizado com o século 21. O trabalho resultou em um novo design, acessível pela internet e que traz informações em tempo real para os usuários em celulares, notebooks e outras ferramentas conectadas.
O novo mapa (acesse) foi projetado pela Work&CO e contou com colaboração de vários designers brasileiros. O objetivo (veja vídeo) era facilitar a compreensão das conexões do metrô e também para mostrar como o serviço está funcionando em tempo real, de forma a ajudar os passageiros a driblar as panes e interrupções de serviço. O mapa também indica os elevadores e escadas rolantes que estão fora de serviço.
O mapa digital é o mais recente esforço da Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA) para modernizar e aperfeiçoar a qualidade do sistema de transporte sobre trilhos. Recentemente a empresa anunciou a adoção do sistema de pagamento sem contato, que permite aos passageiros pagar uma tarifa tocando seu cartão de crédito ou celular em um leitor eletrônico em para quase 80% das estações.
As inovações são vistas como conquistas importantes pela MTA, que enfrenta a pior crise financeira de sua história, uma pandemia que atingiu sua força de trabalho, adoecendo milhares de trabalhadores do transporte público, e uma fuga de passageiros. Hoje, apenas cerca de 30% dos habituais 5,5 milhões de usuários continuam circulando pelos trens e estações.
Veja um vídeo sobre o processo de redesenho do mapa:
The Map from Film First on Vimeo
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