A menos de um mês do primeiro turno das eleições municipais, os candidatos já afinaram e publicaram suas propostas para as cidades brasileiras. Muitos deles incluíram temas relacionados à mobilidade urbana e segurança no trânsito, nem sempre com o foco da sustentabilidade que todos buscamos E, em meio a tantas propostas e promessas, o eleitor certamente se sentirá confuso sobre qual candidato apoiar e votar.
Uma boa referência podem ser os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que prevêem uma série de metas de sustentabilidade até 2030 para os países signatários, o Brasil entre eles.
Assim, para ajudar os eleitores, o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) e o projeto USP Cidades Globais publicaram nesta segunda-feira (19) o documento Guia para Cidades Sustentáveis - Eleições 2020, um resumo de discussões realizadas por especialistas da universidade sobre assuntos como Habitação, Meio Ambiente, Saúde, Emprego e Renda, Educação e Mobilidade Urbana, entre outros itens que fazem parte dos ODS. O lançamento foi realizado em uma live (veja abaixo) transmitida pelos canais do IEA, com a participação de vários pesquisadores que trabalharam na elaboração do guia.
O trabalho foi construído a partir de quatro eixos - Visão de futuro, Vulnerabilidade, Sustentabilidade e Participação Social - buscando estabelecer uma hierarquia de prioridades e de transversalidades nos vários problemas observados. Como resultado, o documento apresenta 193 itens "atrelados à agenda dos ODS da Onu" e que podem orientar candidaturas, imprensa e eleitores em suas visões sobre o futuro das cidades.
Veja os itens e proposições na área de Mobilidade Urbana:
# Garantir o acesso dos mais pobres aos serviços de transporte público na cidade com isenção de tarifas
# Aprimorar os sistemas de sinalização viária, inclusive faixas de pedestres e semáforos, para diminuir a incidência de mortes por acidentes de trânsito
# Promover a educação para o trânsito na cidade, visando diminuir o número de mortes de pedestres e ciclistas
# Garantir que os equipamentos de educação da cidade sejam acessíveis por transporte público, inclusive para portadores de deficiência
# Promover a resiliência dos equipamentos de mobilidade urbana na cidade e tecnologias de substituição do asfalto por material permeável
# Expandir a TI, internet das coisas e big data para aprimorar a gestão da mobilidade urbana na cidade e o acesso do usuário às informações
# Garantir o acesso das pessoas com deficiência aos serviços de transporte público na cidade e o uso de todos os modais com segurança e qualidade
# Proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço justo e não discriminatório
# Melhorar a segurança rodoviária por meio da expansão dos transportes públicos
# Garantir condições de segurança no transporte público, provimento de iluminação pública nos pontos de ônibus e terminais
# Tornar o serviço de transporte público municipal 100% acessível, o que inclui estações e pontos de parada
# Avançar na substituição dos combustíveis fósseis no transporte público e fomentar a mobilidade ativa para diminuir a poluição do ar e doenças
# Incorporar soluções baseadas na natureza na ampliação/manutenção do sistema viário da cidade, como medida de adaptação e resiliência climática
# Promover mobilidade urbana sustentável, com qualidade do transporte público e de opções de deslocamento individual de baixo carbono
# Promover ações para coibir a violência no trânsito
# Garantir e promover a ampla participação da sociedade civil na gestão do sistema de mobilidade urbana na cidade
# Promover parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil eficazes no setor de mobilidade urbana
Veja o trabalho completo:
Assista ao vídeo de lançamento do Guia:
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