Brasil está fora do ranking de caminhabilidade

Ferramenta do ITDP avalia caminhabilidade em cidades mundiais e revela que os pedestres brasileiros estão entre os mais maltratados do mundo

Notícias
 

Fonte: ClimaInfo  |  Autor: ClimaInfo  |  Postado em: 16 de outubro de 2020

Rua caminhável, cidade saudável

Rua caminhável, cidade saudável

créditos: Health Aseike

Os pedestres não têm vida fácil nas cidades brasileiras. Segundo um levantamento internacional, que analisou cerca de mil áreas metropolitanas ao redor do mundo, as principais capitais do Brasil estão atrás até de outras metrópoles sul-americanas. A análise foi feita com uma ferramenta do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, em inglês), que elencou cidades como Londres, Paris e Bogotá no topo das metrópoles que oferecem boa condição para as pessoas se locomoverem a pé.


A primeira medida observada nesse levantamento foi a proporção de pessoas que vivem a menos de 100 metros de um local restrito para circulação de automóveis, como parques, calçadões e praças. Já a segunda medida analisou a proporção de pessoas que vivem a menos de 1 km de serviços de saúde e educação, e a terceira, o tamanho médio dos quarteirões.


Os autores ressaltaram a importância de se tornar as cidades mais transitáveis para os pedestres, um investimento de infraestrutura que teria ganhos múltiplos – melhora a qualidade de vida, reduz as emissões de carbono e de poluentes e constrói comunidades e economias locais mais fortes.


Curiosamente, o ranking final das cidades mais caminháveis do mundo incluem Hong Kong, cidade chinesa que está bem longe de ser um paraíso dos pedestres. Enfim, rankings são sempre polêmicos, porque usam réguas muito simples para comparar cidades complexas...


Acesse a ferramenta de 
Caminhabilidade do ITDP




Veja também a avaliação
de caminhabidade da Campanha Calçadas do Brasil


Leia também:
Campanha Calçadas do Brasil 2019
Calçada Cilada 2020 revela armadilhas para pedestres
O mito da "infraestrutura para pedestres"
As crianças e seus caminhos
Boletim Mobilize #134: Como os pedestres percebem a cidade

 

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário