A rede Mobiliza RMBH, que reúne vários coletivos e o Movimento Nossa BH, lançou para as eleições municipais de novembro uma plataforma programática voltada aos candidatos com 24 propostas para a construção de uma cidade mais justa, com melhor mobilidade urbana, mais geração de empregos e menos impacto climático. A proposta foi baseada na cartilha “Cidade em Movimento” elaborada com a colaboração de treze movimentos sociais.
Os ativistas entendem que a cidade e sua mobilidade podem contribuir para aumentar ou combater as desigualdades sociais. Assim, as propostas apresentadas apontam para soluções para problemas cotidianos da população mineira, tais como: Quanto tempo o belorizontino ou quem mora na RMBH gasta de sua casa até o trabalho? Como é o trajeto das pessoas até o comércio, serviços, escolas e lazer?
O diferencial das propostas é se estruturarem em oito eixos intimamente conectados entre si, mas não referentes apenas a modos de transporte e suas infraestruturas. Há conexões diretas com centralidades urbanas, meio ambiente, saúde, segurança, cultura e lazer, políticas de gênero e de raça, de inclusão da diversidade, entre outras.
O grupo convida todos os candidatos a lerem, debaterem e adotarem essas ideias em seus programas de governo. O programa completo, com as 24 propostas, já está disponível. Basta clicar no site da campanha.
Leia também:
Cartilha Nossa BH de Incidência nas eleições 2020
Lotados, ônibus na Grande BH expõem usuários a riscos
BH ganha ciclofaixas provisórias que integram vias no eixo Leste-Oeste
Covid-19: impacto no fluxo de ciclistas em BH e SP
Tarifa do metrô de BH sobe para R$ 4,25. Usuários cobram melhorias