A cidade de Itu, em São Paulo, acaba de inaugurar uma intervenção urbana para aumentar a circulação de pedestres em sua área central. O chamado "Boulevard da rua Floriano Peixoto" compreende oito quadras - bem na área histórica da cidade - e conta com alguns requintes raros em cidades brasileiras.
Por exemplo, foram instalados bebedouros públicos, compactos e modernos, com desenho contemporâneo, que atendem tanto às pessoas como aos cães que as acompanham.
Bebedouros públicos para pessoas e pets Foto: Mobilize
A intervenção mais importante foi o redesenho da sinalização viária, o que transformou parte do asfalto em locais para descanso, com bancos floreiras e também paraciclos em curioso formato de molas. Com isso, parte das vagas de estacionamento foi eliminada, mas garantidas e até aumentadas as vagas para idosos, deficientes físicos e veículos de serviço e carga/descarga.
A obra foi concebida pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Mobilidade Urbana e Rural, com o objetivo de "ampliar os espaços para pedestres e estimular as atividades de rua, como fazer compras, descansar e conviver", além de facilitar a realização de festas, shows e outros eventos ao ar livre.
O principal objetivo é o aumento da segurança para pedestres, especialmente para contemplação dos imóveis com valor histórico ou arquitetônico.
Antes de sua implantação, o projeto de revitalização da rua Floriano Peixoto foi discutido com a comunidade e com os comerciantes do local, que opinaram sobre as melhorias e colaboraram com sugestões para a readequação da via no formato de boulevard.
Veja mais fotos do boulevard
Leia também:
Calçada Cilada: 80% apontam passeios esburacados, obstruídos e estreitos
Corredores verdes, uma proposta para estimular a mobilidade ativa
Boletim Mobilize #134: Como os pedestres percebem a cidade
Expresso #12: o Dia Mundial do Pedestre
Pressionar os candidatos em defesa da mobilidade sustentável