Ciclovia da DF-459, que liga Ceilândia a Samambaia, está pronta

Obra que dará mais segurança para quem pedala no trecho rodoviário teve início em fevereiro. Segundo o DER-DF, mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas

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Fonte: Agência Brasília  |  Autor: Agência Brasília  |  Postado em: 14 de agosto de 2020

Concluída a ciclovia com 2,6 km de extensão na DF-

Concluída a ciclovia com 2,6 km de extensão na DF-459

créditos: Agência Brasília

Os ciclistas que pedalam pela via DF-459, que liga Ceilândia a Samambaia, no Distrito Federal, contam agora com uma faixa exclusiva de 2,6 km de extensão novinha.

 

A construção da ciclovia, realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), teve início em fevereiro deste ano, com investimento de R$ 625 mil.

 

Para a obra, foram executados serviços de terraplenagem, drenagem, execução da sinalização horizontal (pintura de faixas), colocação das placas, instalação de meios fios de concreto e a construção de 0,3 km de calçada compartilhada.

 

Mais segurança 

Com a conclusão da ciclovia, aproximadamente 60 mil motoristas das regiões de Ceilândia e Samambaia, além de cerca de mil estudantes, professores e funcionários do campus de Ceilândia da Universidade de Brasília (UnB) passam a ter uma ter mais uma opção de transporte.

 

O objetivo é que a nova ciclovia traga mais segurança para quem optar pela bicicleta como meio de transporte. “As ciclovias são cada vez mais importantes em qualquer plano de construção viária. E com mais esta obra concluída nós garantimos mais segurança e mobilidade para os ciclistas dessa região”, destacou Cristiano Cavalcante, superintendente de obras do DER.

 

É o caso do vendedor Cláudio Martins, de 41 anos, morador de Samambaia, para quem “essa obra com certeza me deixará mais confiante para pedalar; a ciclovia também é importante pois me ajudará na prática de atividade física”, comemorou.

 

De ciclofaixa a ciclovia

Em 2012, o DER-DF concluiu e entregou à população a obra de pavimentação dos 2,6 km da via, que incluiu a construção da ponte sobre o Ribeirão Taguatinga, com 110 metros de extensão, drenagem pluvial, ciclofaixa em toda a extensão da rodovia e serviços complementares, que incluem a sinalização, gramagem, colocação de meios-fios e defensas metálicas. O valor total investido foi de R$34,9 milhões.

 

À época da inauguração da obra de pavimentação da pista, 40 mil veículos por dia, em média, trafegavam pelo local. Após oito anos, com o aumento da circulação de veículos pela DF-459, hoje um tráfego médio diário de 60 mil veículos, e o aumento significativo de ciclistas que cruzam a rodovia de uma cidade para outra, as ciclofaixas foram substituídas pelo DER pela construção da ciclovia, que dará mais segurança aos que pedalam na região.

 

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