A prefeitura de Porto Alegre deve ampliar, nos próximos dias, a ofensiva para tentar reduzir a tarifa de ônibus da capital, hoje a mais cara do Brasil, a partir do ano que vem.
O poder público irá encaminhar à Câmara Municipal mais cinco projetos de mobilidade urbana com o objetivo de ampliar as formas de financiamento do sistema e de desonerar os usuários. O pacote deve se somar a outros, protocolados em janeiro e ainda não apreciados pelos vereadores.
Tarifa de congestionamento
Entre os novos projetos, está a chamada tarifa de congestionamento, que prevê a cobrança de uma taxa de R$ 4,70 de veículos particulares que ingressarem no Centro Histórico em dias úteis, das 7h às 20h. Estariam isentos veículos de socorro médico, veículos oficiais e moradores da região central.
A medida, cuja lógica está em compensar o dano ambiental provocado pelo uso do transporte individual, poderia ter impacto de R$ 1,60 na tarifa. O projeto é inspirado na iniciativa de cidades como Londres, Nova York e Santiago.
Além da tarifa de congestionamento, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) propõe a liberação de receitas extratarifárias obtidas por meio de verbas publicitárias ou da compra de passe antecipado, mudanças na emissão do passe escolar, revisão da Lei do Sistema de Transporte Público de Passageiros e permissão do uso de veículos menores em dias e horários com menos passageiros.
Em janeiro, a prefeitura encaminhou aos parlamentares um pacote com projetos de mobilidade que ainda aguarda por votação. Entre outros pontos, estão previstos a taxação dos aplicativos de transporte e o fim da taxa de gestão do sistema. Segundo o Executivo, a aprovação da tarifa de congestionamento e desses dois projetos poderia derrubar o valor da tarifa a R$ 2,25 já no ano que vem.
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