S.J. dos Campos (SP) anuncia VLP elétrico para 2021

Linha interligará as regiões sul e leste - as mais populosas da cidade paulista. Projeto inicial era de um VLT, depois trocado por um BRT e agora pelo "bonde" sobre pneus

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Fonte: Pref. S.J. dos Campos  |  Autor: Rodrigo Luiz Ribeiro/Pref. S.J. dos Campos*  |  Postado em: 10 de agosto de 2020

Projeção artística do futuro veículo: VLP ou ônibu

Modelagem do futuro veículo: VLP ou ônibus elétrico?

créditos: Prefeitura de São José dos Campos


São José dos Campos apresentou, nesta segunda-feira (10), o projeto do Veículo Leve sobre Pneus (VLP) elétrico Que irá trafegar pela Linha Verde, corredor sustentável que vai interligar as regiões sul e leste da cidade paulista. Os veículos terão sistema inovador de biossegurança e outras tecnologias.


O fornecimento dos veículos erá de responsabilidade da chinesa BYD, que escolheu a Marcopolo como parceira no desenvolvimento desse modelo pioneiro no Brasil. Após a homologação, será iniciada a produção em série  dos veículos, que devem ser entregues até outubro de 2021.


Biossegurança
O modelo possui 22 metros de comprimento, baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia de até 250 quilômetros com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes. Entre os itens inovadores estão as soluções da plataforma Marcopolo BioSafe, como o sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.


Os VLPs terão poltronas estofadas com apoio de cabeça e entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e autofalantes, a iluminação externa terá faróis em full led, garantindo maior eficiência luminosa, além de toda a acessibilidade para cadeirantes. As portas terão vão livre nos conceitos widedoor e slidedoor, facilitando o embarque e desembarque de passageiros, além de um sistema antiesmagamento, que evita que elas fechem quando identificado qualquer movimento próximo.


Os veículos terão seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho. Além disso, os tradicionais espelhos retrovisores serão substituídos por duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que os condutores vejam pontos cegos e tenham facilidade de manobra, aumentando a segurança no trânsito.


Obras e contratos
O Consórcio Projeto Linha Verde, formado pelas empresas Compec Galasso e Geosonda, ficará responsável pelas obras da primeira fase do projeto, que terá início na Estrada do Imperador (região sul) até o Terminal Intermunicipal (região central). O contrato tem valor de R$ 55,832 milhões, sendo R$ 30 milhões de aporte do governo estadual. Na etapa posterior, o projeto ainda cria o Anel Viário Leste, uma nova via que permitirá a interligação de toda a cidade ao Parque Tecnológico, sem a necessidade de uso da Via Dutra.


Na ocasião da assinatura do contrato com o consórcio responsável pelas obras de engenharia, também foi assinado o contrato com a BYD do Brasil, no valor de R$ 34,732 milhões, para a aquisição dos 12 VLPs articulados que irão trafegar pela Linha Verde. Desse valor, R$ 9,2 milhões sairão da outorga do serviço de concessão do estacionamento rotativo, que será operado pela empresa espanhola Eysa a partir de setembro deste ano.

 

Ficha técnica do VLP
Attivi Express da Marcopolo/BYD:

  • Autonomia de 250km com baterias de fosfato de ferro lítio
  • Tempo de recarga média de 3 horas (0% a 100%)
  • 4 motores ligados diretamente aos eixos, com potência máxima de 804 CV (592 kW)
  • Suspensão pneumática integral com ajoelhamento bilateral (para acessibilidade)
  • Sistema antichamas
  • Dimensões: Comprimento de 22 metros; Largura 2,6 metros; Altura 3,7 metros
  • Capacidade: 60 passageiros sentados + 108 passageiros em pé + espaço para cadeirantes
  • Poltronas estofadas, com encosto de cabeça
  • Portas pantográficas com sistema antiesmagamento
  • Câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos
  • Monitores de 15,6” instalados no teto, com rádio e autofalantes para entretenimento e geolocalização, e Wi-fi
  • Ar-condicionado com renovação completa de ar a cada 3 min (conceito aeronáutico)
  • Sistema UV-C de desinfecção do ar-condicionado
  • Acabamentos com aditivos antimicrobianos nas superfícies de toque
  • Estofamentos com aditivos antimicrobianos



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