A Transport for London (TfL), organização responsável pelas principais vias de Londres, planeja implantar faixas exclusivas de ônibus 24 horas por dia, todos os dias da semana. O objetivo é melhorar a mobilidade na capital do Reino Unido durante e após a crise do coronavírus.
De acordo com a TfL, a mudança se destina às ruas mais movimentadas da capital, e ajudará na mobilidade urbana quando as medidas de lockdown forem canceladas.
As propostas em avaliação definem que algumas faixas de ônibus terão seus horários de funcionamento prolongados, passando a operar o dia todo, todos os dias.
Segundo a TfL, a medida visa evitar que o retorno da mobilidade na capital pós-pandemia se dê com protagonismo do automóvel. Além de melhorar os tempos de viagem de ônibus e aumentar a segurança para quem viaja no transporte público, ao tirar os carros da rua a medida beneficiárá também quem se utiliza de bicicleta.
A organização, administrada pela prefeitura, espera que, com a melhoria dos tempos de viagem, as pessoas deixem seus carros e passem a utilizar os ônibus, que podem transportar 10 vezes a ocupação média de um automóvel, mesmo com as atuais medidas de distanciamento social em vigor.
Como já ocorre atualmente, bicicletas, táxis e motocicletas poderão usar as faixas de ônibus.
Período de teste
Antes de o esquema de faixas exclusivas 24 horas se tornar permanente na capital, ele será avaliado neste verão londrino, que termina em setembro.
O período de avaliação deve durar no mínimo seis meses, após os quais a TfL colherá críticas e sugestões dos grupos de representantes de passageiros, do setor comercial e dos grupos de acessibilidade e inclusão.
Claire Mann, diretora de operações de ônibus da TfL, afirmou que a avaliação ajudará a TfL a ajustar sua rede e a se adaptar aos desafios de trabalhar com o coronavírus em circulação.
“Essa pandemia mudou a maneira como todos vivemos, trabalhamos e viajamos“, disse ela. “Por esse motivo, precisamos adaptar nossa rede, ser flexíveis e continuar a ajudar as pessoas a viajarem com segurança e confiabilidade à medida que Londres se recupera”.
Segundo Mann, as alterações propostas nas horas operacionais das faixas de ônibus trarão benefícios significativos para os passageiros e as pessoas que andam de bicicleta além do horário atual de operação: "Consideraremos cuidadosamente todas as críticas para garantir o maior benefício para o maior número de pessoas, e apoiar a recuperação de Londres pós coronavírus “.
A mudança foi elogiada por Tim Bellenger, diretor da London TravelWatch, organização que representa os interesses dos usuários de transporte na capital e nos arredores. Para ele, a medida vai permitir reduzir os tempos de viagem e aumentar a confiabilidade nos ônibus.
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