Mais um ônibus com jeitão de bonde: a novidade vem da Espanha

Empresa basca Irizar desenvolveu este híbrido de ônibus e bonde. Em resumo, é um veículo leve sobre pneus elétrico, movido a baterias

Notícias
 

Fonte: Irizar/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de julho de 2020

Irizar ie, híbrido de ônibus e bonde produzido na

Irizar ie, híbrido de ônibus e bonde produzido na Espanha

créditos: Irizar Emobility

 

Lançado em 2019, o Irizar ie é um ônibus 100% elétrico e de emissão zero, com a aparência de um VLT que combina a grande capacidade, facilidade de acesso e configuração interna desse veículo sobre trilhos com a flexibilidade de um ônibus da cidade. Assim, em resumo, se trata de um veículo leve sobre pneus (VLP), mas sem o trilho guia central.

 

O Irizar ie é fabricado pela empresa espanhola Irizar Emobility, que tem sede na pequena cidade basca de Aduna,a na Espanha. Segundo as especificações da fabricante, o novo veículo oferece "um design limpo e minimalista, com maior acessibilidade, segurança, fluxo e conforto aos passageiros". Dotado de piso baixo integrado, com uma disposição diferenciada dos assentos no interior do veículo, o bonde-ônibus permite que os passageiros possam entrar e sair sem problemas nas estações e circular livremente dentro do veículo.


No modelo articulado, o veículo por ter até oito portas deslizantes, o que aumenta a rapidez de embarque-desembarque e permite o acesso fácil a pessoas com mobilidade reduzida, explica o texto de apresentação da Irizar. Ainda segundo a fabricante, os coletivos pode ser dotados de carregadores USB, Wi-Fi, botões Braille, porta-bagagens, displays com informações aos passageiros, avisos sonoros e outras facilidades.

 

Alimentado por baterias, o sistema pode ser customizado conforme as necessidades de cada operador, de forma a ampliar a autonomia do veículo, que também podem ser dotados de carregadores rápidos, s Irizar projetou as baterias seguindo a análise das necessidades apresentadas pelo operador com o único objetivo de garantir o alcance máximo possível e oferecer as soluções de carregamento rápido, durante as paradas, e carregamento lento, nas garagens.


A versão de 12 metros do VLP foi apresentada hoje na cidade espanhola de Vitória-Gasteiz, a capital do País Basco. Treze veículos passarão a operar na cidade, após um período de testes.

 

Veja mais imagens do Irizar ie

 

Leia também:
"Bondes" chineses sem trilhos seriam alternativa para as cidades?
Os elétricos estão voltando ao transporte público
Você sabe o que é o VLP?
Medellín, na Colômbia, inaugura linha de VLP

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário