Brasil avança pouco em calçadas e acessibilidade: ouça o Expresso #9

Lei da Mobilidade Urbana completou oito anos. Lei Brasileira de Inclusão já tem cinco anos. Mas a infraestrutura para pedestres e cadeirantes continua abandonada

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de julho de 2020

Cidade humanizada e acessível será boa para todos

Cidade humanizada e acessível será boa para todos

créditos: Carolina Pires


Neste podcast Expresso #9 discutimos o problema sempre adiado da acessibilidade nas calçadas do país. Exatamente agora, em julho, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) completa cinco anos de vigência. A lei estabelece garantias para o acesso de pessoas com deficiência ao trabalho, educação e serviços de saúde. Além disso, prevê transporte público acessível, bem como edificações e infraestruturas urbanas livres de barreiras. Seu objetivo é permitir que os milhões de brasileiros que têm alguma deficiência possam se deslocar, realizar suas atividades e se divertir como qualquer pessoa, de forma independente e confortável.


Outra legislação, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), obriga as cidades com mais de 20 mil habitantes a elaborar planos de mobilidade que priorizem, em primeiro lugar, os pedestres e ciclistas.


Uma cidade sem degraus, com calçadas lisas, largas e regulares, dotada de sinalização que dê prioridade às pessoas e com um trânsito mais calmo e humanizado seria boa para todos. Idosos, jovens, crianças e adultos, de todas as classes sociais, teriam muito a ganhar com a possibilidade de se deslocar a pé, com carrinhos de bebês ou cadeiras de rodas. As cidades também ganhariam um ambiente mais tranquilo, com menos ruído e ar mais puro, livre das emissões de poluentes dos carros, motos, caminhões e ônibus.


Apesar disso, o país continua patinando sobre esse direito básico de qualquer cidadão, como mostrou a Campanha Calçadas do Brasil, que avaliou mais de 800 rotas de pedestres no entorno de serviços públicos nas 27 capitais brasileiras. Sem calçadas transitáveis, milhões de pessoas permanecem presas dentro de suas casas, impossibilitadas de chegar ao ponto de ônibus, à escola ou à unidade de saúde mais próxima.


Exemplos positivos
Nesta edição nº 9 do Expresso apresentamos exemplos positivos em Vitória (ES), no Distrito Federal e em São Paulo, emboram ainda sejam ações tímidas, restritas a alguns pontos dessas cidades. Várias outras localidades do país estão procurando criar rotas de caminhabilidade que facilitem o acesso aos terminais de transportes e demais serviços públicos. E nas próximas edições vamos explorar alguns desses exemplos, que podem servir como referências para os candidatos às eleições de 2020. Ouça o podcast. Desta vez são apenas 13 minutos!


O podcast Expresso está sendo publicado na plataforma Anchor, mas pode ser acessado pela Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras ferramentas. No Canal Expresso também é possível encontrar todas as edições do Boletim Mobilize, publicado semanalmente por Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize Brasil. São mais de 130 conteúdos, que discutem vários aspectos da mobilidade urbana sustentável, em diferentes momentos desde novembro de 2017, quando os áudios começaram a ser produzidos, em parceria com a Rádio Trânsito, de São Paulo.

 

Ouça as nove edições do Expresso:

Expresso #9
Expresso #8 
Expresso #7
Expresso #6
Expresso #5


Expresso é produzido "caseiramente" pelo Mobilize Brasil com a participação de Marília Hildebrand, Regina Rocha, Ricky Ribeiro e Marcos de Sousa, além da locução luxuosa de Mariana Amaral, que fez a vinheta de abertura.

 

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