No início da pandemia da covid-19, foram temporariamente fechados 23 bicicletários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Mas a partir desta quarta-feira (15), os equipamentos voltam a funcionar em horário pleno em todos os 36 bicicletários das estações na Grande São Paulo.
O horário de funcionamento continua sendo das 4h à meia-noite, todos os dias, inclusive aos finais de semana. Também está mantida a autorização para que bicicletas acessem o sistema, com horário entre 10h e 16h e após as 21h até o fechamento das estações em dias de semana. Já aos finais de semana o acesso é permitido durante toda a operação comercial.
Para maior segurança dos ciclistas, passageiros e funcionários da companhia, estes espaços são higienizados diariamente, informa a CPTM. Vale lembrar que o acesso aos bicicletários é permitido apenas com o uso de máscaras, como acontece em todos os trens e estações.
O fechamento dos bicicletários e a decisão de manter apenas os 13 mais movimentados em funcionamento, desde o dia 24 de março, fazia parte da 'Operação Monitorada', implantada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
“Neste momento observamos que era seguro reabrir estes espaços tão importantes para a população, mas reafirmamos que todas as medidas de segurança devem ser adotadas e respeitadas por todos”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
Leia também:
Entidades pedem reabertura dos bicicletários em SP
São Paulo perde dois bicicletários na região da av. Paulista
Metrô não reabre bicicletários, apesar da recomendação de Doria
Bicicleta é o "melhor normal"
Qual é o transporte ideal para o pós-covid? Ouça o Boletim Mobilize