Nesta edição #8 do podcast Expresso fomos ouvir alguns parceiros do Mobilize que vivem em outros países e que nos trouxeram suas visões e experiências com a mobilidade urbana em tempos de pandemia. Entrevistamos Raphael Branchini, de Londres; Jaime Mnitentag, que vive em Israel, na cidade de Beer-Sheva; Guilherme Dourado, da cidade de Cuenca, no Equador; e Renato Miralla, de Barcelona.
De Londres, o executivo brasileiro Raphael Branchini destacou o papel do transporte público, como essencial ao funcionamento da capital britânica. E agora, com a pandemia da covid-19, ele fala da adoção de mais e mais faixas dedicadas a ciclistas e pedestres.
Nosso colaborador em Israel, Jaime Mnitentag, que trabalha na área médica, conta que, na pior fase da pandemia, os ônibus de sua cidade passaram a circular gratuitamente, com 50% da capacidade operacional; agora, que estão vivendo lá um período com menos contaminações pela covid-19, os coletivos continuam atendendo apenas a 20 passageiros, para manter o distanciamento.
Já o engenheiro brasileiro Guilherme Dourado, que é diretor de mobilidade da cidade equatoriana de Cuenca, explica como foi vencer o desafio de iniciar as operações da primeira linha de VLT, justo no momento da chegada da pandemia do novo coronavírus por lá. E também de como Cuenca decidiu tirar do papel ciclovias e ciclofaixas, para permitir deslocamentos mais seguros, sem o uso de carros ou dos ônibus.
Por fim, de Barcelona veio o depoimento de Renato Miralla, um dos parceiros-fundadores do Mobilize, que ali vive com a família. Ele fala de sua experiência nos trens, no metrô e nos ônibus da capital da Catalunha, e sobre como pedestres e ciclistas ganharam ainda mais espaço na cidade durante a pandemia.
Barcelona é realmente uma cidade para quem gosta de caminhar, pois, ocupando apenas cem quilômetros quadrados, pode ser percorrida quase inteiramente a pé. Mas também tivemos os exemplos de Israel, de Londres e do Equador, que mostram novas possibilidades para as cidades de todas as escalas e culturas.
Nesta edição nº 8 do Expresso, buscamos exatamente isso: mostrar como diferentes soluções de mobilidade e de sustentabilidade são possíveis de ser adotadas nos piores momentos de uma crise da saúde; soluções que estão aí, para inspirar políticas públicas também às cidades brasileiras.
O podcast Expresso está sendo publicado na plataforma Anchor, mas pode ser acessado pela Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras ferramentas. No Canal Expresso também é possível encontrar todas as edições do Boletim Mobilize, publicado semanalmente por Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize Brasil. São dezenas de conteúdos, que discutem vários aspectos da mobilidade urbana sustentável, em diferentes momentos desde novembro de 2017, quando os áudios começaram a ser produzidos, em parceria com a Rádio Trânsito, de São Paulo.
Ouça as oito edições do Expresso:
Expresso #8
Expresso #7
Expresso #6
Expresso #5
Expresso #4
Expresso #3
Expresso #2
Expresso #1
O Expresso é produzido "caseiramente" pelo Mobilize Brasil com a participação de Marília Hildebrand, Regina Rocha, Ricky Ribeiro e Marcos de Sousa, além da locução luxuosa de Mariana Amaral, que fez a vinheta de abertura.
Leia também:
Agora é Londres... contra a covid-19, mais ciclovias e calçadas amplas
No Equador, uma cidade média inicia sua revolução na mobilidade
Barcelona declara "emergência climática" e vai banir mais carros
Anne Hidalgo, que declarou guerra aos carros, é reeleita em Paris