Trilhos racham com o frio na região metropolitana de Porto Alegre

Rachadura nos trilhos na manhã desta sexta-feira (26) na estação Canoas foi devido à tensão sobre as soldas causada pela grande variação da temperatura, diz a Trensurb

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Fonte: GaúchaZN  |  Autor: Tiago Bitencourt  |  Postado em: 26 de junho de 2020

Problema devido ao frio causou atraso na operação

Problema devido ao frio causou atraso na operação dos trens

créditos: Trensurb

Na região metropolitana de Porto Alegre, os trens da Trensurb circularam com atraso na manhã desta sexta-feira (26). É que, devido ao frio, foi constatada uma rachadura nos trilhos, no trecho entre as estações Canoas e Fátima, e as composições passaram a circular por uma via nos dois sentidos. O atraso entre as viagens foi de três minutos, e o conserto finalizado por volta das 11h30.

 

Em nota, a empresa informou que "quando ocorrem grandes quedas de temperatura, os trilhos tendem a se contrair e produzir tensões sobre as soldas".

 

No local, as equipes de manutenção colocaram uma tala no trilho, para então poder liberar a circulação dos trens. A troca dos trilhos será feita logo mais, durante a noite, diz a empresa.

 

Devido à pandemia de coronavírus, as viagens já vinham ocorrendo a cada 15 minutos no horário afetado pelo problema, de modo que não houve relatos de estações lotadas.

 

Há um ano, uma situação semelhante ocorreu no dia 27 de junho: também devido ao frio, os trilhos racharam na estação Farrapos, na capital gaúcha. 

 

Entenda o problema, na nota da Trensurb que reproduzimos a seguir:

 

"Sobre a via única desta manhã

As vias dos sistemas metroferroviários normalmente adotam trilhos longos soldados para permitir uma circulação mais suave dos trens, proporcionando mais conforto aos passageiros. No caso da Trensurb, as barras de trilhos, em geral, com 18 m de comprimento, são soldadas continuamente através do processo aluminotérmico. Em todo o sistema, são aproximadamente 15 mil soldas em 180 km de trilhos. 

 

Como todos os elementos metálicos, os trilhos sofrem alteração de dimensões com a variação de temperatura. Na via, as regiões de solda são os pontos mais vulneráveis, principalmente por constituírem pontos de descontinuidade de material, que absorvem os esforços decorrentes das variações de temperatura, além daqueles originados pela aceleração e frenagens dos trens.

 

Além de inspeções diárias na via, a Trensurb também tem adotado medidas para melhorar a qualidade dos processos de soldagem de trilhos, utilizando equipamentos de ultrassom, porém, quando ocorrem grandes quedas de temperatura, os trilhos tendem a se contrair e produzir tensões sobre as soldas. Quanto maior for a variação da temperatura maiores são essas tensões. 

 

O que ocorreu na Trensurb foi consequência da grande variação de temperatura (a máxima no dia 24 foi de 30ºC e a mínima na madrugada do dia 26 chegou aos 8ºC). 

 

É importante destacar, também, que o serviço não deixa de ser oferecido aos passageiros em virtude dessas ocorrências. Situações desse tipo fazem parte da rotina ferroviária - alterar horários e/ou prestar o serviço em via única. Nesses casos, a estratégia operacional buscou a melhor alternativa na prestação do serviço, de forma a minimizar o impacto na vida do usuário. Situação semelhante atinge não somente metrôs e ferrovias no Brasil; temos registro de ocorrências desse tipo em todo o mundo, inclusive, por exemplo, no metrô de Washington, durante o último verão no hemisfério norte."

 

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