Na China, ferrovia centenária opera com trens de alta velocidade

Primeira ferrovia construída pelos chineses, linha Beijing-Zhangjiakou tem trens que correm a 350 km/h. Para os Jogos Olímpicos de 2022, nova modernização é prevista

Notícias
 

Fonte: Tingroom  |  Autor: Tingroom  |  Postado em: 08 de junho de 2020

Trem de alta velocidade na linha entre Beijing e Z

Trem de alta velocidade na linha Beijing-Zhangjiakou

créditos: Wikipedia

Outrora com velocidade de circulação de 35 km/h, a ferrovia Beijing-Zhangjiakou permite hoje trens que alcançam 350 km/h. Foi a primeira ferrovia concebida e construída pelos chineses há mais de cem anos, e representa um símbolo do desenvolvimento do país.

 

A ferrovia centenária, que liga Beijing à cidade de Zhangjiakou, no norte da província de Hebei, em breve será submetida a novas mudanças. Seus trilhos vão acomodar trens ainda mais modernos, e a linha desempenhará um papel importante nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, organizados pelas duas cidades.

 

Trilhos históricos 

A linha Beijing-Zhangjiakou foi projetada por Zhan Tianyou, conhecido como o “pai das ferrovias chinesas”, e inaugurada em 1909, após quatro anos de construção.

 

A estação Qinglongqiao, onde Zhan foi sepultado, é hoje um local de homenagem ao lendário construtor, e a cada primavera recebe a visita de estudantes universitários, entre outros interessados.   

 

À época, as obras para essa infraestrutura eram consideradas impossíveis de realizar sem apoio estrangeiro. Zhan e sua equipe moveram diligências e conseguiram concluí-la dois anos antes do previsto. Enfrentaram e superaram diversos problemas relacionados ao terreno e com a potência dos trens. ao final, construíram a linha em ziguezague, usando duas locomotivas em vez de uma.

 

Imagem remonta aos primeiros tempos da ferrovia Beijing-Zhangjiakou. Foto: South China Morning Post

 

Há mais de cem anos, 35 km/h era a velocidade possível. Com o tempo essa marca foi sendo superada e hoje a ferrovia está adaptada ao transporte de alta velocidade, que é dez vezes mais rápido.

 

Dez estações estão distribuídas ao longo da ferrovia de 174 km de extensão. Agora, serão conectadas às linhas do metrô de Beijing, e com isso a ferrovia Beijing-Zhangjiakou passará a cumprir um papel crucial na mobilidade, inclusive para os Jogos de 2022.

 

Logo que for inaugurada, a nova estação de Qinghe será o ponto de partida da ferrovia de alta velocidade, e será também mais um novo eixo do transporte na capital Beijing.

 

“Estamos usando avançados equipamentos tecnológicos na construção da nova ferrovia de alta velocidade. É um projeto bem representativo do rápido desenvolvimento de nosso país”, afirmou Li Ran, da equipe de obras.

 

Malha ferroviária 

No final de 2017, a China atingiu a marca de 127 mil km de extensão ferroviária total. Em ferrovias de alta velocidade, o país tem mais de 25 mil km de trilhos. E ainda neste ano, segundo o governo, deve passar de 30 mil km de extensão, o que abrange 80% das cidades com população superior a um milhão de pessoas.

  

Leia também:
Na China, trem sem condutor circula por ruas em vez de trilhos
Metrô de Pequim deve crescer 300 km nos próximos três anos
Trilhos da ferrovia de alta velocidade na China
Imagens térmicas monitoram o covid-19 no metrô de Wuhan 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário