Outrora com velocidade de circulação de 35 km/h, a ferrovia Beijing-Zhangjiakou permite hoje trens que alcançam 350 km/h. Foi a primeira ferrovia concebida e construída pelos chineses há mais de cem anos, e representa um símbolo do desenvolvimento do país.
A ferrovia centenária, que liga Beijing à cidade de Zhangjiakou, no norte da província de Hebei, em breve será submetida a novas mudanças. Seus trilhos vão acomodar trens ainda mais modernos, e a linha desempenhará um papel importante nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, organizados pelas duas cidades.
Trilhos históricos
A linha Beijing-Zhangjiakou foi projetada por Zhan Tianyou, conhecido como o “pai das ferrovias chinesas”, e inaugurada em 1909, após quatro anos de construção.
A estação Qinglongqiao, onde Zhan foi sepultado, é hoje um local de homenagem ao lendário construtor, e a cada primavera recebe a visita de estudantes universitários, entre outros interessados.
À época, as obras para essa infraestrutura eram consideradas impossíveis de realizar sem apoio estrangeiro. Zhan e sua equipe moveram diligências e conseguiram concluí-la dois anos antes do previsto. Enfrentaram e superaram diversos problemas relacionados ao terreno e com a potência dos trens. ao final, construíram a linha em ziguezague, usando duas locomotivas em vez de uma.
Imagem remonta aos primeiros tempos da ferrovia Beijing-Zhangjiakou. Foto: South China Morning Post
Há mais de cem anos, 35 km/h era a velocidade possível. Com o tempo essa marca foi sendo superada e hoje a ferrovia está adaptada ao transporte de alta velocidade, que é dez vezes mais rápido.
Dez estações estão distribuídas ao longo da ferrovia de 174 km de extensão. Agora, serão conectadas às linhas do metrô de Beijing, e com isso a ferrovia Beijing-Zhangjiakou passará a cumprir um papel crucial na mobilidade, inclusive para os Jogos de 2022.
Logo que for inaugurada, a nova estação de Qinghe será o ponto de partida da ferrovia de alta velocidade, e será também mais um novo eixo do transporte na capital Beijing.
“Estamos usando avançados equipamentos tecnológicos na construção da nova ferrovia de alta velocidade. É um projeto bem representativo do rápido desenvolvimento de nosso país”, afirmou Li Ran, da equipe de obras.
Malha ferroviária
No final de 2017, a China atingiu a marca de 127 mil km de extensão ferroviária total. Em ferrovias de alta velocidade, o país tem mais de 25 mil km de trilhos. E ainda neste ano, segundo o governo, deve passar de 30 mil km de extensão, o que abrange 80% das cidades com população superior a um milhão de pessoas.
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