As plataformas do recém-construído terminal de ônibus de BRT, no bairro Vitória Régia, na zona norte de Sorocaba (SP), receberam cobertura de placas fotovoltaicas em toda a sua área de mais de 11 mil m².
A energia sustentável gerada pelos painéis solares será utilizada nas instalações e estruturas fixas do corredor de ônibus rápido, como terminais, unidades administrativas e operacionais, estações e pontos de parada.
Segundo a Prefeitura, também deverão contar com esta fonte energética "limpa" os futuros terminais Nova Manchester, no corredor Oeste, e São Bento, no corredor Ipanema; ao todo, a energia solar alimentará as 32 estações do BRT, estações de integração e pontos de parada, além de garagem e do centro de controle operacional. Assim como no terminal Vitória Régia, a energia será captada por placas solares instaladas no alto das estruturas de fechamento desses locais.
Com potência de 1.480,7 kwp (quilowatt-pico), o sistema de energia pode gerar 1.982 Mwh (megawatt-hora) no primeiro ano, o que representa uma redução de 160 toneladas de gás carbônico por ano, garantem as autoridades.
O terminal Vitória Régia conta ainda com sistema de reutilização de água da chuva (água de reúso) para limpeza das áreas internas e regas do jardim.
Novo terminal
Localizado na Avenida Antonio Silva Saladino, altura do número 35, na zona norte de Sorocaba, o Terminal Vitória Régia dispõe de duas plataformas: uma utilizada pelos ônibus articulados do BRT e outra pelas linhas alimentadoras do sistema. A plataforma BRT tem seu piso 0,95 cm mais alto para se adequar à altura dos ônibus e proporcionar um embarque mais seguro aos passageiros.
Leia também:
Projeto quer mais geração de energia solar no transporte sobre trilhos
Estudo indica energia fotovoltaica ao transporte coletivo de Florianópolis
Alemanha testa ciclovia geradora de energia solar
Maringá (PR) inova com placas de rua iluminadas por energia solar