Na China, ônibus são higienizados com luz UV-C

Empresa de ônibus em Xangai, China, adotou "banho de luz" para a higienização dos veículos contra o coronavírus

Notícias
 

Fonte: AFP/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de maio de 2020

Banho de luz UV-C em ônibus: desinfecção em poucos

Banho de luz UV-C em ônibus: desinfecção em poucos minutos

créditos: Foto: China News Service


A empresa de transporte público Yanggao, de Xangai, na China, está usando a tecnologia UV-C para a desinfecção de seus ônibus. O processo de limpeza é controlado remotamente e realizado por meio de 210 lâmpadas-tubo de mercúrio. Para esse trabalho a empresa converteu duas salas de limpeza em câmaras de desinfecção, cada uma com capacidade para higienizar até 250 ônibus por dia, disse Qin Jin, vice-gerente geral da Yanggao à reportagem da agência AFP.

 

O sistema foi adotado para prevenir contágios pela Covid-19 e outras doenças transmissíveis por contato com as superfícies dos ônibus. Antes, explicou Qin Jin, a higienização envolvia a aplicação de sprays de produtos químicos, exigindo muito mais tempo de trabalho, além de gerarem problemas de corrosão nas peças dos veículos.


A nova solução exige, porém, que as áreas de aplicação (e os ônibus) estejam completamente vazias, já que a radiação UV-C é potencialmente perigosa para a saúde humana, podendo causar cânceres na pele, segundo a Organização Mundial da Saúde.

 

"Violeds"
Porém, uma nova técnica de luz LED já está sendo usada para a desinfecção de veículos. A vantagem, segundo os especialistas, é que essa luz não traria perigo para as pessoas. Alguns testes mostraram resultados positivos, mas no caso do coronavírus, as fontes de luz precisam ser colocadas muito próximas (cerca de 30 cm) das superfícies a serem desinfectadas, conforme disse Arthur Kreitenberg, pesquisador que trabalha com a mesma técnica para a higienização de aviões.


As companhias dos metrôs de Nova York e de São Paulo também estão testando o uso da luz UV-C para reduzir as contaminações no interior de seus trens e estações.

 

Leia também:
Metrô/SP testa radiação ultravioleta para esterilizar trens
Metrô de Nova York também testa raios UV contra coronavírus
Uma cabine, para proteger motoristas e cobradores
Retratos mascarados, na Estação Sumaré do Metrô-SP
Um "decrescimento sustentável" no pós-pandemia


Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário