Nesta edição do Boletim Mobilize, Ricky Ribeiro fala sobre as medidas de isolamento social adotadas na cidade de Cuenca, no sul do Equador, e agora em todo o país.
Se preferir, leia o texto:
Olá. Na semana passada, a cidade de Cuenca, no Equador, adotou um rodízio de veículos para restringir, ao mínimo, circulação de carros particulares nessa localidade, onde vivem cerca de 400 mil habitantes. Pelo rodízio, conforme a numeração da placa, cada veículo pode circular apenas um dia por semana. E, aos sábados e domingos, todos os veículos ficam nas garagens. Somente ônibus, carros de serviços e o recém-inaugurado VLT circulam pelas ruas...
...A ideia segue um modelo que tem sido adotado em cidades de todo o planeta, e procura abrir espaço para pedestres e ciclistas, que assim podem andar pelas ruas mais livremente, mantendo o distanciamento social, de forma a evitar o alastramento da pandemia Covid-19. Neste início de maio já há mais de cem grandes cidades no mundo - Nova York, Berlim e Milão entre elas - que decidiram reduzir o tráfego motorizado para privilegiar a circulação ativa das pessoas em isolamento social. E várias delas criaram redes cicloviárias provisórias para permitir a mobilidade sem o uso de carros ou do transporte público.
No caso do Equador, vale lembrar que a pandemia devastou a cidade portuária de Guayaquil, a maior do país, e por isso as autoridades trabalham para evitar que os problemas afetem gravemente a capital, Quito, e outras cidades localizadas na região andina. Por isso, o rodízio foi estendido a todas as grandes cidades equatorianas e deve seguir até o final de maio.
Tarifa-zero
A prefeitura de Cuenca também decidiu que o transporte público funcionará com tarifa-zero assim que o período de isolamento social for levantado. O objetivo é permitir que as pessoas possam deslocar-se facilmente, sem a necessidade de usar carros particulares.
É um bom exemplo para as cidades brasileiras, que agora entram na fase mais crítica da pandemia. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize. Saiba mais em www.mobilize.org.br
Leia também:
Boletim Mobilize #119: Lições de Milão
Nova York fecha 64 km de ruas para as pessoas caminharem
Covid-19: Mapas mostram cidades abertas a pedestres e ciclistas
Boletim Mobilize #117 discute opções ao carro em tempo de Covid-19
Covid-19 pode estimular transporte individual, revela pesquisa