Nova York fechará 64 km de ruas para as pessoas caminharem

Plano de ruas abertas prevê ainda a expansão de calçadas. Ao todo, serão 160 km de áreas que possam permitir maior distanciamento entre pedestres durante a pandemia

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Fonte: Brazilian Voice  |  Autor: Leonardo Ferreira  |  Postado em: 29 de abril de 2020

Plano também inclui áreas de NY onde ocorrem aglom

Plano também inclui áreas de NY onde ocorrem aglomerações

créditos: Reprodução

A cidade de Nova York, epicentro do coronavírus nos EUA, fechará 64 km de ruas aos carros em maio para oferecer mais oportunidades de lazer à população e ampliar o espaço para os pedestres. Objetivo é manter uma maior distância social durante a pandemia, informou o prefeito Bill de Blasio. 

 

Também haverá expansão das calçadas e a instalação de ciclovias temporárias, para que os nova-iorquinos possam circular enquanto durar o período de crise na saúde.

 

O plano de “ruas abertas” inclui, entre outras, muitas vias que ficam próximas a parques. A meta da prefeitura é chegar a 160 km de áreas livres de carros, e voltadas a pedestres e ciclistas na cidade. 

 

A polícia e as organizações comunitárias ajudarão a identificar as ruas e aplicar a proibição do tráfego para garantir a segurança dos pedestres, afirmou Blasio na segunda-feira (27), durante uma coletiva de imprensa.

 

Menos carros

A decisão agradou os defensores da bicicleta e parcelas da sociedade que vinham pedindo ao prefeito que seguisse o exemplo de outras cidades americanas que já haviam proibido carros em parte das vias durante o período de pandemia.

 

Inicialmente, Blasio resistiu à proposta, alegando que criaria desafios para a aplicação da lei. O prefeito também alegou estar preocupado com o fato de os motoristas não obedecerem ao fechamento das ruas, o que poderia colocar pedestres e ciclistas em risco. 

 

Mas o conflito terminou na segunda-feira (27), com o prefeito anunciando que o fechamento das ruas seria monitorado por uma parceria entre a polícia e as organizações de bairros.

 

“Houve um consenso muito bom de que poderíamos fazer algo substancial, priorizando a saúde e a segurança com a ajuda de parceiros comunitários confiáveis”, declarou Blasio.

 

O plano prevê a proibição de tráfego perto de áreas que já atraem aglomerações, como parques, e pode incluir o uso de "barricadas" para expandir temporariamente as calçadas, como a cidade fez no Rockefeller Center durante o feriado de Natal em 2019.

 

Outros exemplos 

A decisão ocorre no momento em que cidades de todo o mundo estão experimentando modos de diminuir gradualmente as restrições aos deslocamentos sem comprometer a segurança das pessoas, nem provocar novos picos da covid-19. 

 

Várias cidades, incluindo São Francisco e Denver, nos EUA, e Milão, Dublin, Budapeste e Berlim, na Europa, fecharam ruas para carros e ampliaram calçadas e ciclovias para oferecer mais espaço ao ar livre.

 

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