Covid-19: Mapa mostra cidades abertas a pedestres e ciclistas

Estudo reuniu iniciativas para permitir uso da caminhada e da bicicleta como alternativa ao transporte público. Há até mapas de calçadas mais largas para evitar contágios

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Fonte: Mobilize Brasil/Opas  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de abril de 2020

EUA:

EUA: "Rua fechada para distanciamento social"

créditos: Sam Balto via Walk 21

Várias cidades do mundo estão adotando inovações para controlar ou minimizar os efeitos da pandemia Covid 19 nas políticas de mobilidade urbana. O objetivo é oferecer alternativas ao transporte público, visto - neste momento - como um ambiente arriscado para contaminações pelo coronavírus. A maioria está buscando meios de reduzir também o uso do automóvel particular, para evitar o incremento de congestionamentos e da poluição atmosférica gerada pelos veículos motorizados.

 


Mapa mundial com as cidades aberta a pedestres e ciclistas (Clique para ampliar)

 

Além de facilitar os deslocamentos a pé ou em bicicleta, as iniciativas pretendem, também, abrir espaços seguros para que as pessoas se exercitem ao ar livre. Um levantamento da Organização Panamericana de Saúde (Opas) reuniu mais de cem dessas intervenções. 

 

As ações envolvem cidades como Nova York, São Francisco, Paris, Berlim, Barcelona, Milão, Cidade do México, Bogotá, Medellin, Quito, Lima, Melbourne e Auckland, e compreendem desde a criação de ciclofaixas provisórias, abertura de faixas de ruas para pedestres, e a restrição de circulação ou redução da velocidade do tráfego motorizado em algumas áreas de cada localidade.


Mapas de calçadas largas
Duas cidades, Nova York e Toronto, foram mais longe. Por iniciativa de ativistas locais, ambas  já contam com mapas interativos com a largura das calçadas, permitindo que as pessoas planejem seus caminhos de forma a evitar áreas apertadas, com "congestionamentos de pessoas". A ideia é que se possa caminhar e manter as distâncias necessárias de isolamento social. Os mapas mostram em verde as áreas mais abertas, em amarelo os pontos onde o distanciamento é difícil, e em vermelho, os caminhos apertados, onde é impossível manter a distância mínima recomendável.

 

  Mapa de largura de calçadas em Nova York


A primeira iniciativa foi realizada por Meli Harvey, que criou o Sidewalk Widths NYC. Na sequência, a mesma técnica foi adotada em Toronto por ativistas locais. Os mapas foram montados a partir dos dados (abertos) sobre as dimensões e condições de circulação das calçadas nas duas cidades.



Mapa de calçadas de Toronto, no Canadá



Leia um relatório mundial (link) resumido com ações para estimular mobilidade ativa e recreação nas ruas 

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