Em um estudo realizado na China pelo instituto Ipsos, 2/3 dos entrevistados dizem que preferem usar um carro próprio ao transporte público - duas vezes mais do que antes do surto de Covid-19. A enquete foi realizada no final de fevereiro, com 1.620 pessoas, e perguntava sobre suas preferências de transporte após a chegada da pandemia.
Os carros particulares saltaram do 3º para o 1º lugar em termos de meios de transporte preferidos, enquanto ônibus e metrôs perderam terreno em uma extensão semelhante. Bicicletas e motos mantiveram o segundo lugar. A empresa de consultoria Kantar chegou a conclusões semelhantes às do estudo da Ipsos. "Devido à pandemia, as pessoas estão repensando as formas para se movimentar no futuro", diz um estudo sobre as consequências da Covid-19 para a indústria chinesa.
Outra conclusão do estudo da Ipsos é que para 25 dos compradores iniciantes, a proteção contra infecções é um dos principais motivos de sua intenção de compra. No ranking dos argumentos de compra, a saúde está claramente à frente de outras motivações, como a flexibilidade ou a possibilidade de transportar toda a família.
Leia pesquisa original (em inglês):
Leia também:
Boletim Mobilize #118: Carros ou Transporte Público?
Metrô/SP testa radiação ultravioleta para esterilizar trens
Motoristas de ônibus têm 71% de risco de contaminação por coronavírus
Poluição na cidade de SP cai pela metade em apenas uma semana
Há uma distância segura para pedalar, caminhar e evitar o coronavírus?