Implantada sobre antigo leito ferroviário, a avenida Jerônimo de Camargo conecta vários bairros ao centro da cidade de Atibaia (SP) e sempre foi um caminho natural para ciclistas de lazer, esporte ou trabalho. Afinal, a via é plana e cruza praticamente todo o município no sentido leste-oeste. Por isso, já há alguns anos, cicloativistas da cidade pediam a construção de alguma infraestrutura cicloviária na avenida, uma das principais do município.
Agora, dentro de um projeto de reurbanização do corredor viário, a prefeitura da cidade está implantando uma ciclovia ao longo de 5 km, desde a região central até a conexão com a rodovia D. Pedro I. Trata-se da primeira ciclovia na região e, certamente, mais um atrativo turístico para a cidade serrana.
Nesta semana, a cidade finalizou o primeiro trecho da obra, com 750 metros, entre a av. São João e a av. Dr. Joviano Alvim, incluindo uma nova iluminação, pintura e sinalização horizontal. A pista está sendo implantada na ilha central, com 2,5 m de largura, pavimentação asfáltica (concreto betuminoso) e pintura resistente às intempéries.
A obra foi projetada pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano para "contemplar um meio de transporte cada vez mais popular em todo o mundo, sobretudo pelos benefícios à mobilidade urbana, ao meio ambiente e à saúde da população".
A equipe do Mobilize fez contato com a área de Comunicação da prefeitura para entender como será realizada a etapa de acomodação dos moradores à nova obra, especialmente em relação à segurança dos ciclistas. A prefeitura respondeu em nota que "realiza constantes campanhas de educação no trânsito, principalmente nas escolas da rede municipal, oferecendo aos jovens a ideia de respeito com os ciclistas, pedestres e todos que envolvem a mobilidade urbana". A nota acrescenta que "será necessário realizar campanhas constantes para evitar acidentes com ciclistas, não só na nova ciclovia, mas como em todo o município".
Ciclovia ocupa centro da avenida que já foi leito da Estrada de Ferro Bragantina Foto: Prefeitura de Atibaia
Custo e prazo
As obras da ciclovia integram o projeto de duplicação da avenida Jerônimo de Camargo, incluindo a pavimentação da via, calçadas e toda a infraestrutura de acessibilidade, iluminação em LED e paisagismo. O trecho em execução teve um investimento inicial de R$ 2.891.799,16, com recursos da própria prefeitura. Já o tramo mais longo, entre a rodovia D. Pedro e o bairro Loanda, terá um custo de R$ 11.732.008,06, sendo R$ 10 milhões de financiamento do Governo do Estado de São Paulo (Desenvolve SP) e mais R$ 1.732.008,06 em recursos próprios. A entrega das obras estava prevista para dezembro de 2020, mas a própria prefeitura avalia que a pandemia da Covid-19 provocará algum atraso na finalização dos trabalhos.
Estância climática
Atibaia já foi considerada a cidade com um dos ares mais puros do mundo. Está a cerca de 50 km ao norte da capital, em altitude média de 803 metros. Sua população está em torno de 143 mil habitantes, parte deles emigrados de outras cidades, o que fez a frota de veículos motorizados saltar de 43 mil para quase 95 mil carros e motos em menos de 10 anos. A av. Jerônimo de Camargo, onde está a nova ciclovia, já foi o leito da Estrada de Ferro Bragantina, que ligava a divisa SP/MG com a ferrovia Santos a Jundiaí e escoava o café produzido nas fazendas da região.
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