Em atenção à solicitação de um grande número de passageiros, a Prefeitura de Porto Alegre determinou que os ônibus de toda a frota da capital gaúcha circulem de janelas abertas, para evitar contaminações pelo coronavírus no interior dos veículos.
Documento com essa solicitação, assinado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com ciência e orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi enviado às empresas do transporte coletivo do município na tarde de hoje (13).
A medida entra em vigor ainda nesta sexta-feira e se estende até nova determinação.
Ar-condicionado
No caso dos veículos equipados com de ar-condicionado, em que não há como optar pela abertura das janelas, esses ônibus serão readequados na frota, diz a Prefeitura. “Já conversamos com as empresas para que a preferência sejam os carros que possuem a possibilidade de circulação de ar”, explica o gerente de Fiscalização de Transporte da EPTC, Luciano Souto.
Segundo o pneumologista Almerio Machado Júnior, professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica, e vários outros especialistas, esta é uma decisão correta: “Quando o coletivo é refrigerado [tem ar-condicionado], o vírus acaba circulando no ar por mais tempo, pois as janelas ficam fechadas e não há ventilação. Isso aumenta o risco”, explicou.
Leia também:
Coronavírus: os riscos para quem usa o transporte público
Trens e ônibus devem ser desinfetados a cada viagem, sugerem especialistas
Prefeitura de Salvador anuncia 70 ônibus climatizados
Projeto para baixar tarifa de ônibus em Porto Alegre recebe apoio do Idec