Esteiras rolantes: solução tecnológica também na mobilidade urbana

Elas estão nos aeroportos e metrôs, onde agilizam o tempo dos passageiros. Agora, urbanistas investigam como as esteiras rolantes servirão no deslocamento a pé pelas ruas

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Fonte: Urban Hub  |  Autor: Smart Mobility/ Urban Hub  |  Postado em: 10 de março de 2020

Esteira rolante em via de Santander, na Espanha

Esteira rolante em via de Santander, na Espanha

créditos: Andrew Nash /Flickr.com

As esteiras rolantes são utilizadas já há bastante tempo como recurso que agiliza o deslocamento dos viajantes no interior de aeroportos e metrôs. Elas asseguram o acesso rápido a portões e ao longo de todo o complexo, e são consideradas fundamentais a qualquer projeto de arquitetura aeroportuária eficiente.

 

Houve época em que essas esteiras mexiam com a imaginação das pessoas. A Domain Express, por exemplo, localizada no subsolo de um bairro comercial da cidade de Sydney, na Austrália, é uma das maiores esteiras rolantes do mundo, e foi inaugurada na década de 1960. Ela cobre uma extensão de 207 metros e teve o papel de fomento à tecnologia futurística em outras cidades do mundo. Antes dela, já em 1924, na cidade norte-americana de Atlanta (Geórgia), imaginou-se um “sistema de transporte público com plataformas móveis subterrâneas”, mas que não se concretizou.

 

Apenas recentemente a esteira rolante recomeçou a ser explorada para novos territórios. Especialistas em estratégias de mobilidade urbana estão reavaliando os benefícios de expandir as "calçadas rolantes" a uma escala urbana muito maior. Os benefícios incluem: desafogar o congestionamento do passeio público, ajudar pessoas com mobilidade reduzida, fornecer “conexões” entre outras formas de transporte e até servir como nova opção de transporte público ecologicamente correto.

 

Esteiras rolantes há muito ajudam as pessoas a transpor distâncias no interior de aeroportos*

 

Sistema de transporte por esteiras rolantes

Com o enorme crescimento das populações urbanas, o desafio de transportar as pessoas pela cidade torna-se cada vez mais urgente, e é consenso que a solução está em encontrar modos alternativos para esses deslocamentos. Os pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausane, na Suíça (Swiss Ecole Polytechnique Federale de Lausanne), investigaram a possibilidade de introduzir um sistema de transporte público por esteiras rolantes na superfície, em ambientes externos.

 

Segundo o estudo dos suíços, com a tecnologia atual seria possível transportar 7.500 pessoas por hora. Os passageiros seriam transportados a uma velocidade entre 10 e 16 km por hora, quer dizer, mais rápido do que o trânsito motorizado em horário de pico. As esteiras rolantes (em ambas as direções) caberiam no espaço equivalente ao de uma faixa para automóveis, mantendo o espaço das “calçadas de verdade” e das ciclofaixas, e afastando a dependência dos carros, defendem os pesquisadores.

 

Tecnologia adotada na Europa em espaços públicos ligados por longos trajetos a pé* 

  

Esteira rolante no centro da cidade

Com o desenvolvimento da tecnologia para esteiras rolantes, níveis maiores de velocidade, adaptabilidade e segurança devem ser obtidos. Mesmo assim, restam desafios quanto a custos, e à instalação e adaptação das esteiras às condições externas. 

 

Na Inglaterra, uma empresa de arquitetura chegou a sugerir a substituição da Circle Line (Linha circular) do metrô de Londres por três faixas diferentes de esteiras rolantes. Cada faixa teria uma velocidade de locomoção diferente, variando de 5 a 25 km por hora. Projetos similares vêm sendo pensados há algum tempo. 

 

Subir e descer

Calçadas rolantes externas já são realidade em locais como Santander, na Espanha, onde estão instaladas não para substituir outro modo de transporte público, mas para facilitar o acesso ao funicular da cidade.

 

Outro exemplo único de sistema de esteiras, que mais parece uma obra de arte, está em Vitoria, na Espanha. São sete esteiras rolantes (Thyssenkrupp Elevator) que se conectam para ajudar os residentes idosos e turistas a atravessarem as ruas íngremes da cidade e irem até à parte mais alta do bairro histórico.

 

Há sistemas de alta tecnologia para esteiras rolantes, como o Accel https://accel.thyssenkrupp-elevator.com/, que fornecem acesso rápido às estações de metrôs, servem na conexão para terminais do transporte público, e ajudam as pessoas a atravessar o chamado “quilômetro final” que a maioria das estações ou paradas de transporte não atendem.  

 

Sete esteiras rolantes “subindo” na parte histórica de Vitoria, na Espanha*

 

Cidades seguras para pedestres

Além de investir em projetos de transporte público, compartilhamento de carros ou serviços de ônibus sob demanda, os planejadores devem começar a pensar em soluções como a das esteiras rolantes, que auxiliam os pedestres na sua locomoção pela cidade, de modo sustentável. 

 

A proposta não é que estas calçadas rolantes cubram grandes áreas, na escala do transporte público, por exemplo. Isso exigiria uma profunda mudança de paradigmas de mobilidade. Ainda assim, a solução vale a pena ser implementada, para permitir um fluxo contínuo de pessoas, sem engarrafamentos ou espera por ônibus ou trens. Além disso, com mais pessoas se locomovendo a pé, os centros das cidades terão se tornado mais vivos e haverá uma promoção maior dos espaços públicos. Um sonho a se investir.

 

Aeroporto de Toronto, no Canadá*


*Créditos das imagens: Santander Moving Walks, foto de Andrew Nash (Flickr.com, Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.0 Generic)

 

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