O uso de carros na cidade de São Paulo deve cair 28% nos próximos dez anos, em paralelo com crescimentos nas utilizações do transporte público (alta de 10%), da caminhada (25%) e de bicicletas (47%).
A estimativa é de um estudo da consultoria global Kantar sobre mobilidade urbana.
Segundo o levantamento, a população da capital paulista vê de forma crítica e pessimista o futuro da mobilidade na cidade. Essa percepção, segundo a Kantar, deriva de uma desaceleração nos investimentos em infraestrutura na cidade, por sua vez decorrente da crise econômica recente.
Como resultado, “São Paulo pontua pobremente no índice de cidades prontas para a tecnologia” na mobilidade urbana, informa o trabalho.
“A pesquisa da Kantar descobriu que 40% das pessoas em todo o mundo estão abertas a adotar novas soluções inovadoras, mas nem todas as cidades estão prontas para a transformação da mobilidade”, comentou Luciana Pepe, diretora de contas da Kantar no setor automotivo.
Maioria de viagens no planeta devem ser ‘ecológicas’
No mundo, a estimativa é que a proporção de viagens em carros caia de 51% para 46%.
Em paralelo, o ciclismo deve crescer exponencialmente, segundo o estudo, com previsão de aumento de 18% até 2030. Já a caminhada e o transporte público aumentarão 15% e 6%, respectivamente.
Viagens de táxi e compartilhamento/carona, além de outros meios, como balsas, serão responsáveis pelos 5% restantes.
Se confirmada, a estimativa significaria uma importante inversão: os meios de transporte considerados mais ecológicos passariam a responder por 49% de todas as viagens, contra 46% dos automóveis, motocicletas e caminhões.
Ainda segundo o estudo, Manchester, na Inglaterra, será a cidade com a mais intensa revolução no uso de transportes na próxima década, seguida por Moscou, na Rússia, e por São Paulo.
Leia também:
Linhas do metrô de SP fecham janeiro com novo recorde de usuários
São Paulo perde dois bicicletários na região da av. Paulista
41% das calçadas de SP não têm largura mínima exigida pela lei atual
Berlim lidera ranking de mobilidade; SP fica em penúltimo lugar
Acordo busca zerar emissões no transporte público de São Paulo