A Autoridade Metropolitana de Barcelona (ATM) informou, na semana passada, que conseguiu retirar mais de 6.800 veículos poluidores de circulação na cidade nos últimos dois anos com a oferta de viagens ilimitadas e gratuitas no transporte público local. No final de 2017, a administração lançou o Cartão T-Verde, que permite essas viagens durante três anos consecutivos.
O cartão pode ser utilizado por moradores registrados em um dos 36 municípios da Região Metropolitana de Barcelona, desde que comprovem a entrega para destruição de seus velhos veículos e se comprometam a não adquirir outro durante o período de validade do Cartão T-Verde.
A iniciativa teve boa recepção e já no mês de janeiro de 2018, 395 veículos haviam sido entregues por seus proprietários. No final do mesmo ano, mais de 3 mil pessoas haviam sucateado seus carros em troca do Cartão T-Verde. A iniciativa foi adotada para reduzir a poluição e melhorar a qualidade do ar na metrópole, como parte da campanha para restringir a circulação de veículos poluidores, especialmente nas chamadas Zonas de Baixas Emissões. Segundo a nota da ATM, o uso do T-Verde vem crescendo progressivamente, e em 2019 acumulou mais de 2,4 milhões de viagens em 12 meses, mais do que o dobro de 2018, quando foram feitas cerca de 936.000 viagens.
O acesso às informações pode ser feito pelo site da AMB
Leia também:
Barcelona declara "emergência climática" e vai banir mais carros
Coletivos elétricos ganham as ruas da Europa
Volta Redonda (RJ) terá mais dois ônibus elétricos tarifa zero
Barcelona e a mobilidade nas cidades brasileiras