Enquanto as empresas de ônibus brasileiras ostentam com orgulho a entrada em suas frotas dos ônibus diesel com motorização Euro 5, solução considerada ultrapassada por especialistas, na Europa montadoras e operadoras de ônibus trabalham para renovar suas frotas com ônibus elétricos.
Há uma semana, a cidade francesa de Estrasburgo iniciou as operações do Aptis, um novo veículo elétrico sobre pneus. E no início do ano a Daimler Buses entregou 16 coletivos elétricos "eCitaro" da Mercedes-Benz para a Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH (VHH), operadora de transportes públicos de Hamburgo, na Alemanha. Os veículos respondem à demanda da municipalidade de adotar o conceito "Elexity" (cidade elétrica)" e eliminar de suas ruas os veículos que queimam combustíveis.
A VHH tem sede em Hamburgo e integra a associação de transportes "Hamburg Verkehrsverbund" (HVV). Atende mais de 106 milhões de passageiros por ano, com 160 linhas, e é a segunda maior empresa de transporte público do Norte da Alemanha. No ano passado, a companhia assumiu o compromisso de adquirir somente ônibus livres de emissões para circular nas áreas centrais da cidade de Hamburgo.
Baterias garantem autonomia
Em nota divulgada ontem à imprensa brasileira, a Mercedes Benz informou que os novos ônibus de Hamburgo são movidos por um conjunto de doze baterias com capacidade total de 292 kWh, o que lhes dá uma autonomia adequada para a operação urbana.
Entre vários itens de série, os veículos trazem avançados equipamentos de segurança, como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), assistente ativo de frenagem (Preventive Brake Assist) e Assistente de Ponto Cego (Sideguard Assist). Há também outros diferenciais, como a parede lateral envidraçada, três portas largas, entradas USB para carregamento de smartphones e pisos de revestimento com aparência de madeira.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, outros quatro veículos elétricos já foram encomendados pela VHH à Mercedes, bem como 17 ônibus articulados eCitaro G, todos com previsão de entrega até o final de 2020.
Ônibus eCitaro durante a fase de testes na cidade de Hamburgo, em 2018. Foto: SustainableBus
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