Coletivos elétricos ganham as ruas da Europa

Cidades eliminam combustíveis fósseis e avançam para o transporte coletivo elétrico. Hamburgo, na Alemanha, já opera os "eCitaros" da Mercedes Benz

Notícias
 

Fonte: Mercedes Benz  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de fevereiro de 2020

Ônibus eCitaro entregues à

Ônibus eCitaro entregues à "cidade elétrica" de Hamburgo

créditos: Divulgação: Mercedes Benz

Enquanto as empresas de ônibus brasileiras ostentam com orgulho a entrada em suas frotas dos ônibus diesel com motorização Euro 5, solução considerada ultrapassada por especialistas, na Europa montadoras e operadoras de ônibus trabalham para renovar suas frotas com ônibus elétricos.


Há uma semana, a cidade francesa de Estrasburgo iniciou as operações do Aptis, um novo veículo elétrico sobre pneus. E no início do ano a Daimler Buses entregou 16 coletivos elétricos "eCitaro" da Mercedes-Benz para a Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH (VHH), operadora de transportes públicos de Hamburgo, na Alemanha. Os veículos respondem à demanda da municipalidade de adotar o conceito "Elexity" (cidade elétrica)" e eliminar de suas ruas os veículos que queimam combustíveis.

 

A VHH tem sede em Hamburgo e integra a associação de transportes "Hamburg Verkehrsverbund" (HVV). Atende mais de 106 milhões de passageiros por ano, com 160 linhas, e é a segunda maior empresa de transporte público do Norte da Alemanha. No ano passado, a companhia assumiu o compromisso de adquirir somente ônibus livres de emissões para circular nas áreas centrais da cidade de Hamburgo.

 

Baterias garantem autonomia
Em nota divulgada ontem à imprensa brasileira, a Mercedes Benz informou que os novos ônibus de Hamburgo são movidos por um conjunto de doze baterias com capacidade total de 292 kWh, o que lhes dá uma autonomia adequada para a operação urbana.

 

Entre vários itens de série, os veículos trazem avançados equipamentos de segurança, como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), assistente ativo de frenagem (Preventive Brake Assist) e Assistente de Ponto Cego (Sideguard Assist). Há também outros diferenciais, como a parede lateral envidraçada, três portas largas, entradas USB para carregamento de smartphones e pisos de revestimento com aparência de madeira.

 

Ainda segundo a assessoria de imprensa, outros quatro veículos elétricos já foram encomendados pela VHH à Mercedes, bem como 17 ônibus articulados eCitaro G, todos com previsão de entrega até o final de 2020.

 

 
Ônibus eCitaro durante a fase de testes na cidade de Hamburgo, em 2018. Foto: SustainableBus

 


Leia também:
Alstom entrega primeiro "ônibus" Aptis para operação comercial
Volta Redonda (RJ) terá mais dois ônibus elétricos tarifa zero
Eletra lança ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% nacional
O velho bonde, bem mais do que um detalhe
Tuk-Tuks elétricos começam a circular pela orla de Vitória (ES)
Madri terá linhas de ônibus grátis na área central


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário