É fato. A bicicleta conquista cada vez mais espaço nas cidades brasileiras, da mesma forma que observamos o aumento no número de pesquisas e artigos técnicos sobre o tema, assim como de outros materiais como vídeos e podcasts, gerados tanto dentro das universidades como por iniciativa de organizações da sociedade civil e movimentos que apoiam a mobilidade ativa.
Mesmo assim, faltam canais de divulgação destes dados e indicadores produzidos, e as políticas públicas de inclusão da ciclomobilidade ainda são tímidas e descontínuas. Na outra ponta está a parcela da população que se interessa pelo assunto, mas que recebe estas informações de modo disperso, ou nem isso.
Para buscar contribuir com a melhoria desta situação, e preencher essas lacunas, a UCB - União de Ciclistas do Brasil, com patrocínio do Banco Itaú, colocou no ar nesta semana o portal Observatório da Bicicleta.
O coordenador do site, André Soares, explica que a plataforma pretende contribuir para o desenvolvimento de estudos e a divulgação de materiais sobre bicicleta, além de promover sua inclusão efetiva no sistema de mobilidade urbana. Como exemplo, ele cita a seção de boas práticas do cicloativismo.
A primeira versão do portal do Observatório já está online; é dividida em seções, com um conteúdo básico, mas representativo da variedade de temáticas que a bicicleta articula. Uma nova versão está prevista para entrar no ar em seis meses e prevê a realização de pesquisas próprias e a expedição de petições ao poder público, diz Soares.
Próximos passos
O Observatório da Bicicleta concentrará as informações de monitoramento público que hoje são praticadas pela UCB na esfera nacional: das políticas públicas desenvolvidas (e faltantes) pelo poder executivo, das matérias legislativas em trâmite no poder legislativo e das jurisprudências advindas do poder judiciário – o objetivo é estimular e assessorar organizações locais a realizarem o mesmo monitoramento em suas localidades.
Acesse o portal Observatório da Bicicleta
Leia também:
Como aumentar o uso da bicicleta nas cidades brasileiras?
Programa Bicicleta Brasil. Agora vai?
Bicicleta é mais sustentável, melhor para o bolso e a saúde, diz estudo
Qual a participação da bicicleta na economia do país?
Bicicleta melhora atividade motora de doentes neurológicos