Bogotá terá um segundo Dia sem Carro (e sem moto) em 2020, e será no próximo 22 de setembro. A proposta foi confirmada pela prefeita Claudia López durante o balanço do 20º Dia sem Carro, realizado ontem, 6 de fevereiro, na capital colombiana.
A cidade definiu há 20 anos que a primeira quinta-feira de fevereiro seria um dia com restrição ao tráfego de carros particulares para promover o uso da mobilidade sustentável: transporte público, bicicleta e caminhada. A regra foi renovada apenas nesta semana com o Decreto 045/2020, que estendeu o cronograma de restrições desde 5h até 21h para carros particulares e motocicletas.
Durante este Dia sem Carro, a administração municipal de Bogotá ofereceu condições para que as pessoas pudessem caminhar, andar de bicicleta, de patinetes elétricas e também fazer uso pleno do sistema de BRTs Transmillenio, com 2.005 ônibus articulados, além dos 5.200 ônibus do sistema SITP.
Bogotá tem 550 km de ciclovias e ontem, como se fosse um domingo, foram ativados também 99 km de ciclofaixas. Além disso, as pessoas puderam usar os 2.300 patinetes elétricas operados por aplicativos. Também os táxis com placas final 1 e 2, que normalmente teriam restrições de circulação, foram liberados, de forma a ampliar a oferta de táxis disponíveis em 25% durante o horário de pico.
Junto com o Dia Mundial
Embora algumas cidades europeias já tivessem adotado a mesma prática, sobretudo por iniciativa de grupos e cidadãos, o dia sem carro em Bogotá foi uma idéia revolucionária no mundo e acabou se tornando uma referência internacional.
"Foi a primeira cidade do mundo a adotar a ideia por decreto, como um exercício de mobilidade sustentável", diz Darío Hidalgo, especialista em mobilidade. O conceito ganhou tamanha força que o dia 22 de setembro acabou sendo declarado como o Dia Mundial Sem Carro. E por isso a prefeita pretende que a capital colombiana também se some à ação internacional, na mesma data. "O Dia sem Carro e Moto é um exercício da cidadania. Na verdade, gostaríamos que as pessoas deixassem de usar seus carros particulares nos 365 dias do ano", declarou a prefeita Claudia López.
Veja um vídeo do El Tiempo que mostra como era a mobilidade urbana em Bogotá há 20 anos, quando foi inaugurado o BRT Transmillenio, e hoje, com mais ônibus, ciclovias e oferta de patinetes elétricas.
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