Um curso a distância direcionado à formação de entregadores que utilizam a bicicleta para trabalhar é a novidade que será lançada nesta quarta-feira (22) pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), da Prefeitura de Porto Alegre.
O curso "Pedalando com segurança PRO" é gratuito e acontece por iniciativa da Coordenação de Educação e Mobilidade (CEM), da EPTC.
Ao todo, serão 23 aulas divididas em seis módulos, com duração de 10 horas no total. Todo o curso será on-line. No final, será feita uma avaliação, e fornecidos certificados aos participantes.
Segurança
Os módulos são teóricos e baseados nas normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O projeto apresenta orientações para um deslocamento mais seguro, de modo a permitir aos entregadores utilizar suas bikes evitando acidentes no trânsito e com respeito sobretudo aos pedestres.
Todo o curso será pela internet e as inscrições deverão ser feitas no site da plataforma de cursos da EPTC, em seguida ao lançamento hoje do projeto.
O curso também é uma maneira de incentivar o uso de um veículo mais sustentável, explica o agente integrante da CEM, Fernando Flores: "Dessa forma, nós também queremos incentivar o aumento do uso das bicicletas em Porto Alegre, tanto como instrumento de trabalho, quanto para o lazer das pessoas."
Leia também:
Estudo mostra que fluxo de ciclistas é influenciado por variações do clima
Obras de ciclovias em Porto Alegre devem destravar com financiamento
Projeto quer reduzir velocidade máxima nas ruas de Porto Alegre
Porto Alegre construiu apenas 2,6 km de ciclovias em 2018