Lançada no último sábado (7) pela Prefeitura de São José dos Campos o edital de licitação para compra de do VLP (Veículo Leves sobre Pneus) prevê a aquisição de 12 veículos, que irão circular pela Linha Verde, projeto que prevê interligar as regiões sul e leste, passando pela região central.
De acordo com o governo Felicio Ramuth (PSDB), os VLPs, que terão 23 metros e capacidade para 195 passageiros, serão feitos sob encomenda. A abertura dos envelopes com as propostas acontece no próximo dia 19 de dezembro. O edital do pregão presencial tem valor de R$ 35 milhões. A previsão de entrega é para abril de 2021.
A Linha Verde terá 20 quilômetros de extensão. O projeto utilizará até 31% da faixa pertencente à ISA CTEEP (Companhia Paulista de Transmissão de Energia Elétrica S/A). A área foi adquirida pela Prefeitura por meio de Projeto de Lei aprovado pela Câmara de São José.
O plano urbanístico prevê o aterramento das torres de energia, que dividem a cidade e geram poluição visual. Sem elas, os bairros hoje separados pelas estruturas metálicas e pelos cabos ficarão mais integrados.
“O eixo sustentável de 390 mil metros quadrados, que inclui quatro praças, vai contribuir para a criação de novas centralidades, estimulando o crescimento do setor imobiliário, aquecendo a economia e gerando empregos com a expansão de novos empreendimentos, além de interligar alguns dos principais centros comerciais da cidade, caso de CenterVale Shopping, Vale Sul Shopping e Shibata Supermercados”, disse o governo.
A Linha Verde, que terá aporte de R$ 30 milhões do Governo do Estado, começa a ser implantada no início de 2020. A primeira fase terá início na Estrada do Imperador (região sul) até o Terminal Intermunicipal (região central).