Programas internacionais de frete verde, emissões de veículos pesados, eficiência energética, capacitação de motoristas, sistemas de propulsão eficiente e ações sustentáveis aplicadas na última milha são alguns dos temas que serão apresentados e debatidos pelo Workshop Internacional sobre Iniciativas de Frete Verde.
O evento teve início na manhã desta segunda-feira (18) na sede da da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, e segue até a quarta-feira (20).
O workshop é uma promoção da CNT e Sest/Senat; as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo endereço: www.freteverde.sestsenat.org.br
Frete verde
O frete verde é um transporte realizado com eficiência energética e com a menor emissão de poluentes possível. O foco dos painéis do Workshop será na implementação de práticas sustentáveis como verificação de tecnologias limpas, treinamento e capacitação de motoristas a partir de experiências do Brasil, da Alemanha, dos Estados Unidos, do Canadá, do Peru, do Chile, entre outros países. Com isso, espera-se ajudar empresas do setor de transporte a reduzir custos, o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
O evento é resultado de um acordo internacional firmado pela CNT e pelo Sest Senat com o NRCan (Natural Resources Canada, o Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e o ICCT (International Council on Clean Transportation, o Conselho Internacional de Transporte Limpo). Também apoia o workshop a EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos). No âmbito do acordo de cooperação, há iniciativas para reduzir o impacto da atividade transportadora, como a oferta de cursos com certificação internacional, que já estão sendo ofertados pelo Sest Senat.
Conheça alguns dos participantes e os cases que serão apresentados durante o evento:
- Jens Giersdorf, do Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Jens é diretor do Projeto PROMOBe e abordará Sistemas de Propulsão Eficiente no Brasil e ações sustentáveis aplicadas na última milha de transporte.
- Nuno Miguel Pinto é gestor de marketing, produtos e serviços B2C da EDP Smart. Ele falará em nome da Aliança da Descarbonização do Transporte que lidera ações com países, empresas e cidades em prol da redução das emissões do transporte até 2050.
- Julio Velázquez, gerente de Fadeeac (Federação Argentina de Entidades Empresariais do Autotransporte de Carga apresentará o Programa Argentino de Iniciativa Privada Rango Verde e as suas ações de tecnologias veiculares, capacitação de motoristas e indicadores relacionados à saúde humana.
- Rachel Muncrief, vice-diretora do Conselho Internacional do Transporte Limpo, abordará dados globais do setor internacional do frete, emissões de veículos pesados, eficiência energética, tendências e oportunidades para a descarbonização do frete.
- John Koupal, especialista em emissões e engenheiro principal do Eastern Research Group, fará uma avaliação do frete de hoje, compartilhará as melhores práticas e lições do Programa Nacional de Frete Verde do Chile.
- Julio Villalobos Contreras, diretor do Centro de Transporte de Logística da Universidade Andrés Bello, apresentará a experiência de engajamento das frentes técnicas, políticas e financeiras para auxiliar o governo do Chile a lançar um programa nacional de transporte sustentável, chamado GiroLimpio.
- Rodrigo Otavio Amorim dos Santos, secretário-executivo adjunto do Ministério da Infraestrutura, apresentará as ações da pasta frente no âmbito do Programa Sustentável do Transporte no Brasil.
Leia também:
Como vivem os entregadores ciclistas em SP
Catalisadores “vencidos”, um grave erro regulatório a ser corrigido
A região suíça onde tudo é feito de teleférico
Portugal quer transformar o Tejo em via para transporte de carga
Carros autônomos, robôs e buracos na velha calçada
Empresa de entregas em bike ganha prêmio internacional de energia limpa