A contribuição da bicicleta para a qualidade de uso do espaço público direcionou o olhar de dois fotógrafos a documentar cenas de ciclistas do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, e também de outros lugares do mundo, como China e Holanda. O fotógrafo George Bitencourt clicou as cenas na cidade baiana e seu parceiro nessa exposição, Rui Rezende, ciclistas mundo afora.
A mostra a céu aberto “Rodas da liberdade: bora girar!” acontece de 27 de outubro a 10 de novembro no ponto central da cidade baiana, a Praça Padre Mateus.
A ideia é que, estimulada pelas imagens, a população possa discutir sobre a importância da bicicleta e os benefícios de pedalar. A exposição também busca estimular uma visão crítica sobre o excesso de automóveis a ocupar as cidades brasileiras, e discutir como isso se relaciona com a escassez de espaços para ciclistas e pedestres.
A mostra é composta por 45 painéis de 1,30m x 2m e aproximadamente 60 fotos. As imagens contam histórias como as de Jairo e sua filha Bruna, moradores de Santo Antônio de Jesus, que diariamente saem de casa juntos, de bicicleta, com o pai sempre deixando a jovem no emprego dela antes de seguir para o seu local de trabalho.
Os fotógrafos
George Bitencourt é natural do município baiano, adepto da bicicleta, e profissionalmente especializado em fotografia social e esportiva. Rui Rezende, com vinte anos de carreira, dezenas de exposições realizadas e autor de diversos livros, é fotógrafo especializado em natureza.
Cidades europeias vêm priorizando o uso da bicicleta, como mostra esta imagem do fotógrafo Rui Rezende, presente na exposição
Clique aqui para ver mais fotos desta exposição, na galeria do Mobilize.
Serviço
Exposição “Rodas da liberdade: bora girar?”
Fotógrafos: Rui Rezende e George Bittencourt
Local: Santo Antônio de Jesus, na Praça Padre Matheus
Quando: Entre 27 de outubro e 10 de novembro
Gratuito
Leia também:
Beijing e Porto Alegre: visões a partir de suas calçadas
Exposição traz de volta os bondes de SP
As cinco melhores cidades para bicicletas no mundo
Cidade italiana faz da bicicleta um exemplo de mobilidade urbana
Andar de bicicleta vai fazer parte do currículo escolar em Portugal
Como vivem os entregadores ciclistas em SP