Marcado para o próximo domingo (29) em uma das vias mais movimentadas de Ribeirão Preto, o projeto piloto "Nove Aberta" promete proporcionar à cidade do interior paulista uma experiência parecida com os já tradicionais finais de semana na avenida Paulista, na capital.
O objetivo é impedir a passagem de veículos das 7h às 15h em parte da Nove de Julho e entregar a rua de paralelepípedo inteiramente aos pedestres, com direito a apresentações musicais, exposições de arte, brincadeiras, feiras orgânicas e até feira de adoção animal. Confira a programação abaixo.
"Queremos testar a ação nesse lugar, que é superimportante para o município, e quem sabe tornar ela mais frequente. Dependendo da adesão dos moradores, as futuras ocupações poderão ocorrer de forma espontânea. Nós já conversamos com os comerciantes e todos adoraram", explica a idealizadora da iniciativa e fundadora do projeto O Centro é Legal, Débora Cavalcante.
Segundo a mobilizadora, a ideia surgiu do Movimento Ruas Vivas, formado por arquitetos e urbanistas voluntários, para encerrar a Semana de Mobilidade. O programa foi oficializado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em 2019 e, agora, faz parte do calendário oficial da cidade.
Atividades lúdicas serão realizadas em pleno asfalto. Foto: O Centro é Legal/ Facebook
Na estreia, a Transerp interditará quatro quarteirões da avenida, entre as ruas Barão do Amazonas e Garibaldi, nos dois sentidos. A expectativa é que o tráfego não seja prejudicado. "Não haverá impacto negativo, visto se tratar de um domingo e possuir ruas alternativas para desvio", explicou, em nota.
A orientação do município é que os condutores optem por rotas complementares, como a rua João Penteado até a Garibaldi. Este caminho dará acesso ao trecho livre para carros e motocicletas da Nove de Julho.
Escolha da avenida
Ainda de acordo com Débora, a escolha do local não foi difícil, visto que a avenida Nove de Julho representa o contexto cultural e ocupação da população que o projeto "Nove Aberta" procura.
"Além de ser uma das principais vias, é também uma das mais antigas e arborizadas em Ribeirão. Antigamente, inclusive, era considerada lugar de passeio, por ser no Centro e ter vários pontos de ônibus. Nossa intenção é trazer os pedestres novamente e lembra-los que eles pertencem a cidade", finaliza.
Programação
Ponto 1 de música
8h: Danilo Audi
9h: Macaco Astronauta
10h: Quinteto Orquestra
11h: Maria Orfina
12h: Vaca Laica
13h: Camila Kerr
14h: Clublimbo
Ponto 2 música
8h: Zóio e Lombriga
9h: Drico Fonseca
10h: Gabriela Francheck
11h: Demi Zumque
12h: Choro da Casa
14h: Choro da Casa
Ponto 3 de Música
8h: microfone aberto
9h: Pedro Costa
10h: microfone aberto
11h: Gabriel Soncini
12h: microfone aberto
13h: Lee Anne
14h: Pedro Neves
15h: microfone aberto
Contação de histórias
8h: Tio Edu
9h: Mamute
9h15: Carol Piscitelli
10h15: Mamute
10h30: Cia Ela Mais Eu
11h30: Mamute
11h45: Márcio Bá
12h:30 Mamute
13h: Carol Piscitelli
14h15: Zoio e Lombriga
Exposições
Em frente a loja Fuji 23, artistas plásticos, fotógrafos e escultores vão expor seus trabalhos ao lado de um projeto livre, intitulado "Se Essa Rua Fosse Minha". A ação propõe que o público faça desenhos ou colagens que representem Ribeirão. Os trabalhos serão colocados em varais de exposição ao ar livre.
Além disso, haverá a exposição de Lowbikes pela Vida Santa Bike Club, que une o esporte a expressão cultural, e da GooEletricos Ribeirão também, com scooters, patinetes e mini bakies elétricas.
O espaço reservado às brincadeiras de rua terão tendas de água, mesa de ping-pong e presença confirmada do Time do Volei Ribeirão e do Pedal da Feira. Este último movimento incluirá a "Nove Aberta" no trajeto do grupo aos domingos.
Leia também:
Pesquisa de Avaliação de Impacto da Paulista Aberta
Paulista aberta - uma cidade plural
Maioria dos moradores e comerciantes aprova Paulista Aberta
Paulista Aberta: ONGs pedem Conselho Gestor mais inclusivo
Pedestre enfrenta armadilhas nas calçadas de Ribeirão Preto (SP)