Evitar a poluição atmosférica e as emissões dos gases de efeito estufa é um dos principais objetivos do trabalho desenvolvido desde 2011 pelo Mobilize Brasil. Afinal, 48% das emissões no segmento de energia no Brasil se devem ao setor de transportes, com alta relevância para os deslocamentos realizados no meio urbano.
Exatamente por isso o Instituto Clima e Sociedade (iCS) passou a apoiar nosso trabalho, a partir deste mês de setembro. Marcel Martin, coordenador do Portfolio Transporte do iCS, explica que o instituto já atua há alguns anos no suporte financeiro a projetos que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para melhorar as condições de vida nas cidades brasileiras. O apoio agora iniciado é um reconhecimento ao trabalho que o portal realiza desde 2011 e também ao esforço de Ricky Ribeiro (fundador e diretor do Mobilize), que teve a ideia de ampliar a comunicação sobre a mobilidade urbana sustentável.
Segundo Marcel Martin, a área de Transportes é a que responde pela maior parte das emissões nas cidades brasileiras. São 48 % a 49% das emissões, incluindo carga e passageiros, segundo dados do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema).
Marcel Martin, coordenador da área de Transporte do iCS
"Nós olhamos especialmente as cidades, que hoje concentram 85% da população brasileira, e buscamos estimular ações que levem à troca do veículo privado pelo transporte coletivo e pelo transporte ativo, a pé e por bicicleta. E estamos buscando também a descarbonização do transporte coletivo. Um bom exemplo é o edital de licitação do sistema de transporte coletivo na cidade de Campinas (SP), que prevê a conversão de toda a sua frota de 800 ônibus para motorização elétrica", conta Marcel.
Agora, em 2019 e 2020, o iCS pretende apoiar projetos de melhoria no transporte de cargas nas cidades, em especial os de micrologística, com veículos leves, como as bicicletas, triciclos e quadriciclos eletroassistidos, explicou o executivo do Instituto Clima e Sociedade. Outro exemplo da atuação do iCS é o projeto Como Anda, criado conjuntamente pelas organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga.
Saiba mais sobre o Instituto Clima e Sociedade
Leia também:
Má qualidade do transporte público aumenta preferência por carro
ComoAnda busca ações políticas pela mobilidade a pé
Caminhabilidade nas cidades brasileiras: muito além das calçadas
Como ensinar as crianças a se locomoverem de forma autônoma e segura