Eletra lança ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% nacional

Veículo da Eletra é alimentado por duas fontes de energia: banco de baterias e grupo motor-gerador (a diesel ou biocombustível) que operam junto ou de modo independente

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Fonte: Mobilize Brasil/Eletra  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de setembro de 2019

Ônibus elétrico híbrido, projetado para o mercado

Ônibus elétrico híbrido, projetado para o mercado da AL

créditos: Cuca Fromer/Divulgação Eletra

Foi apresentado hoje (24), durante o Congresso Arena ANTP na capital paulista, um veículo inovador para o transporte público sustentável: o ônibus elétrico híbrido Dual Bus 15m, fabricado pela empresa paulista Eletra, uma das pioneiras no desenvolvimento de tecnologia de tração elétrica no Brasil. 

 

Com tecnologia 100% brasileira, o veículo foi desenvolvido em parceria com líderes da indústria nacional de eletromobilidade, e financiado pelo banco Desenvolve SP, instituição governamental que traz linhas de crédito para micro, pequenas e médias empresas envolvidas em projetos destinados a municípios paulistas. 

 

Inovação

O ônibus da Eletra tem tração elétrica e é alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador a diesel ou a biocombustível – que podem operar em modo conjunto ou independente. A tecnologia permite que um GPS desligue o motor diesel e acione a motorização elétrica quando o veículo entra em uma área que tenha restrição à emissão de poluentes.

 

Essas áreas de restrições são tendência no mundo todo. No município de São Paulo a Lei Municipal nº 16.802, de 2018, estabeleceu que os veículos que atendem o transporte público devem reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 50% no prazo de 10 anos e 100%, em 20 anos.

 

O veículo foi projetado para atender o mercado de ônibus urbano da América Latina e seus componentes: chassi, carroceria, motor elétrico e, principalmente, baterias, estão disponíveis no Brasil e garantidos por empresas com estrutura de assistência técnica em todo o continente latino-americano. O gerador e motor são produzidos pela empresa WEG, as baterias são importadas pela Moura, o chassis é da Man e a carroceria foi fornecida pela Marcopolo.


Veja detalhes do novo veículo:

 

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