Câmara de Curitiba aprova tarifa variável no transporte coletivo

Projeto de tarifas mais baixas em ônibus fora dos horários de pico foi aprovada nesta terça-feira (10) em segundo turno e agora vai à sanção do prefeito

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Fonte: Bem Paraná  |  Autor: Bem Paraná  |  Postado em: 10 de setembro de 2019

Projeto de tarifas mais baixas é aprovado em Curit

Projeto de tarifas mais baixas é aprovado em Curitiba

créditos: Daniel Castellano/ SMCS

Aprovado nesta terça-feira (10) em segundo turno na Câmara Municipal, o projeto que cria a tarifa variável no transporte coletivo de Curitiba. Agora, o texto segue para sanção do prefeito Rafael Greca (Dem). O projeto foi aprovado por unanimidade, com 29 votos. Também foi aprovada a proposta do vereador Bruno Pessuti (PSD) de implantação do bilhete único.

 

“A lei aprova diversas opções tarifárias. Serão feitos estudos pela equipe técnica da Urbs para ver o que melhor se aplica. O importante é que agora temos liberdade para criar soluções que eram antes impeditivas", disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

 

O projeto de lei encaminhado em junho pela Prefeitura de Curitiba estabelece a cobrança de tarifas mais baixas fora dos horários de pico do transporte coletivo. A alteração pode entrar em vigor 30 dias após a publicação do Diário Oficial.

 

Com a aprovação, a Urbanização de Curitiba (Urbs) dá continuidade aos estudos para definir as linhas em que a medida será testada. A intenção é cobrar tarifas mais baratas entre 8h30 e 11h, entre 14h e 17h e após as 20h nos dias de semana.

 

Perda de passageiros

Segundo o presidente da Urbs, a proposta tem o potencial de aliviar o movimento nos horários de pico, com melhor distribuição do uso dos veículos ao longo do dia, diminuindo a ociosidade da frota. A ideia é também tornar o transporte coletivo mais atraente e estancar a perda do número de passageiros no sistema. Com tarifas diferentes conforme o horário, os passageiros terão um leque maior de opções ao dispor.

 

Os efeitos positivos para o sistema incluem melhoria da operação e da qualidade do serviço (principalmente nos horários de grande demanda) e melhor distribuição do número de passageiros, com maior conforto aos usuários.

 

Os valores a serem aplicados, horários, linhas e data de início da tarifa mais baixa serão definidos por meio de regulamentação específica.

 

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