A Companhia do Metrô de São Paulo lançou de forma experimental na última terça-feira (3) um sistema de pagamento de tarifas com QR Code por celular em algumas estações. O sistema será testado por 45 dias nas estações Pedro II (Linha 3- Vermelha), São Judas (Linha 1- Azul) e Paraíso (Linhas 1- Azul e 2- Verde).
O QR Code pode ser comprado pelo app VouD ou por meio do site www.voud.com.br com cartão de crédito. Também é possível adquirir utilizando o cartão de débito nas máquinas de autoatendimento das estações participantes ou nas bilheterias, onde o pagamento deve ser feito em dinheiro. O código será disponibilizado via papel ou na tela do celular.
Até o dia 17 de setembro, as vendas ocorrerão das 9h às 16h e, posteriormente, serão estendidas para todo o horário da operação comercial. Os demais bilhetes em vigor continuam valendo normalmente.
Nas estações que participam do teste, dois bloqueios estão habilitados e identificados para o novo sistema. Basta o passageiro encostar o código no leitor da mesma forma que já faz com o Bilhete Único.
Período de teste
Os bilhetes com QR Code serão válidos até 18 de outubro, durante o período de testes da tecnologia, mas a recomendação é que sejam utilizados preferencialmente em 72 horas após a compra para evitar que a impressão do código sofra danos.
As estações Aeroporto, Dom Bosco, Tamanduateí e Autódromo, da CPTM, também contarão com a novidade, no mesmo formato.
Em 2016, um sistema semelhante foi testado na linha Turquesa, mas não foi implantado de forma definitiva.
Leia também:
Paradas do corredor ABD (SP) ganham placas com QR Code
Novos ônibus em SP serão projetados sem espaço para o cobrador
Metrô do Rio libera pagamento por cartão de crédito e celular
SP começa a testar pagamento de ônibus com cartões de débito e crédito