RJ: Mangaratiba terá programa de acessibilidade em vias públicas

Mudança: Projeto pretende orientar construções, de forma a permitir o acesso a portadores de necessidades especiais

Notícias
 

 |  Autor: Diário do Vale  |  Postado em: 13 de dezembro de 2011

Projeto pretende orientar construções

Projeto pretende orientar construções

créditos: Divulgação

A prefeitura de Mangaratiba realizou um encontro para discutir a implantação do Projeto Mobilidade Urbano do Programa Calçado Acessíveis. A reunião ocorreu no Centro Educacional de Interatividade Digital (Ceid), no Centro, e reuniu funcionários de várias secretarias do município com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
 

Segundo a secretária de Planejamento da prefeitura, Márcia Moreira, esta foi a terceira vez que os participantes se reuniram para discutir o assunto. Conforme ressaltou Márcia, a oportunidade serviu para traçar metas para a elaboração da Cartilha de Calçadas a ser lançada em junho de 2012.
 

- Os servidores apresentaram suas propostas e conheceram o trabalho realizado em outras cidades e estados. No total, serão seis encontros. Com a aprovação da cartilha, as futuras obras deverão respeitar o manual com o que pode e o que não pode ser construído nas calçadas - disse.
 

Para a secretária esta iniciativa irá garantir que os projetos a serem empreendidos a partir do próximo ano na construção civil estejam enquadrados no padrão estabelecido pela Cartilha.
 

- Este trabalho é resultado de um processo de conscientização. A parte técnica da prefeitura já está movimentada. Os projetos futuros de construção civil já vão seguir a cartilha, pois todas as pessoas têm que ter autonomia para onde quer ir. Por isso, temos que garantir um bom acesso a todos - destacou a secretária que estuda - com o grupo - a viabilização de o programa chegar às salas de aula do município.
 

O representante da ABCP, Luiz Gustavo Guimarães, que vem atuando em todos os encontros com a prefeitura, destacou a vontade dos funcionários da Prefeitura em transformar a cartilha em decreto. "A dedicação dos servidores é total. Eles querem melhorar o acesso à população".

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário