A operadora de carros de aplicativos DiDi Chuxing - dona da 99 no Brasil - anunciou que em breve passageiros poderão fazer corridas com veículos autônomos em seu aplicativo. O anúncio foi feito por Cheng Wei, fundador e CEO da DiDi, na Conferência Mundial de Inteligência Artificial de Xangai, onde a empresa está apresentando a tecnologia de carros-robô.
O projeto piloto está sendo planejado para ser lançado em Xangai, na China, onde o governo já concedeu licença à empresa para iniciar suas operações com os carros-robôs. Zhang Bo, diretor da empresa de direção autônoma da DiDi, avalia que o conhecimento da companhia sobre tecnologia, dados de transporte e gerenciamento de plataforma são os principais pontos fortes do programa de direção autônoma da DiDi. "Junto com nossos parceiros da indústria automobilística, temos potencial para ser o primeiro negócio a realizar um serviço robótico de táxi em grande escala na China", disse Zhang.
Vídeo explica como funcionará o app com carros-robôs
Zhang anunciou que a DiDi implantará 30 modelos diferentes de veículos autônomos L4 para fornecer serviços de piloto de táxi-táxi no distrito de Jiading, em Xangai.
Em tempo: dadas as complexas condições de tráfego na vias da megacidade, a empresa iniciará o programa com um "modelo de despacho misto", que combinará veículos autônomos e veículos de direção humana durante o projeto piloto de táxi-robô.
Leia também:
Google lança serviço de táxi sem motorista nos EUA
Ônibus autônomo atropela pedestre em Viena
Nova York começa a testar serviço de carros autônomos